domingo, 7 de junho de 2020

CIÊNCIAS 6º ANO - Referente aos dias 8, 9 e 10 de junho.

PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

            A maioria dos materiais utilizados no cotidiano e encontrados na natureza são misturas de várias substâncias. Por isso, é importante saber como separar os componentes das misturas até que cada substância pura fique totalmente isolada das demais. No cotidiano, na indústria e nos laboratórios, são usados vários métodos de separação de misturas.

FILTRAÇÃO SIMPLES

           Processo mecânico que serve para separar misturas heterogêneas de um sólido disperso em um líquido ou em um gás. A filtração simples basea-se no uso de um filtro, superfície porosa adequada, que permite a passagem da fase líquida ao mesmo tempo que  retém a fase sólida. Um bom exemplo é quando coamos o café, o sólido é depositado no filtro e, quando é jogado o líquido (a água quente) por cima, o produto final é o café pronto para o consumo, sem o pó. 

Coador de Café - Zaleana • Loja das Porcelanas

FILTRAÇÃO A VÁCUO

                Para algumas misturas, em que o sólido disperso tem partículas muito pequenas (sólidos finos, como um pó), a filtração é muito demorada. Para torná-la rápida, é usada a filtração a vácuo (sem a presença de ar), ou filtração à pressão reduzida, como é mostrada no vídeo abaixo:


DISSOLUÇÃO FRACIONADA

               Esse tipo de separação é feita por etapas, é uma técnica bastante usada em laboratórios e é usada na separação de misturas de sólidos ou em misturas de sólido e líquido em que um de seus componentes é solúvel em determinado solvente. Por exemplo uma mistura da areia com açúcar.
               É importante salientar que esse processo não é um método conclusivo, sendo sempre necessária a complementação com outro método para a separação completa dos compostos.
Assista o vídeo e entenda melhor: https://www.youtube.com/watch?v=5x2so_SgCX0   

  1. Atividade: Em casa observe sua mãe ou pai coando café e descreva o tipo de processo de separação e explique como ocorre.

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário