sexta-feira, 12 de junho de 2020

7º ANO - LÍNGUA PROTUGUESA - 12/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Maria Arlenilsa
OBJETO DO CONHECIMENTO:  FOCO NA INFORMAÇÃO- Gênero textual – REPORTAGEM

DATA: 12/06/2020

Bom dia, meus queridos alunos!
Vamos começar nossa aula?

Sigamos confiantes no caminho certo, rumo a aprendizagem!
Na aula de hoje ampliaremos nossos conhecimentos sobre o gênero textual - Reportagem 
Reportagem 



É um gênero textual jornalístico com características próprias e que tem por objetivo transmitir informações para os receptores.
A reportagem é marcada por uma estrutura textual maior e mais detalhada. O tema abordado é apresentado de forma abrangente, citando-se fontes, entrevistas e outras informações obtidas através de pesquisas.

Apesar de ser predominantemente informativa, a reportagem também pode ser classificada como um gênero opinativo, refletindo o juízo de valor do repórter. Uma vez concluída, a reportagem pode ser veiculada em diversos meios de comunicação como televisão, jornais impressos, rádio, internet, etc.

AMPLIANDO A COMPREENSÃO


A INTERNET NA VIDA DO JOVEM BRASILEIRO
ATUALIDADES
A internet na vida do jovem brasileiro, a era da globalização, o Brasil entre os primeiros no ranking de acesso à internet, a internet e suas possibilidades, a influência da internet no comportamento do jovem.
LAN house, cyber café, e-mails, Orkut®, MSN®, MORPG's, Skype®, Power scrap®... Nunca antes o brasileiro foi tão familiarizado a tantas palavras estrangeiras. O que possibilita isso é a informática e a Internet na era da globalização. É já fato conhecido que esta forma de intercâmbio de informações – a Internet – chegou para ficar.
E as estatísticas mostram que, apesar de estar entre os países com maior índice de desigualdade social e de ter IDH's (Índice de desenvolvimento humano – indicador que procura avaliar diversos aspectos, características e fatores da qualidade de vida de determinada população) baixíssimos em seu território, o Brasil está entre os primeiros no ranking Latino Americano de acesso e uso da Interne.
Se já não mais se pode ignorar que ela está aí e é bastante utilizada, cabe ainda nos perguntar o quanto, como e por quais brasileiros é feito esse uso. Bem como, como é a relação dos jovens, que representam a fatia maior de usuários e os quais são não apenas o futuro como também o presente de um povo, com essa “nova” forma de comunicação.
A Internet oferece uma gama de possibilidades que vai do lazer e pesquisa escolar à interligação das redes terroristas. Portanto, o usuário faz a todo instante escolhas a respeito de quais conteúdos são acessados e quais não são. Num país em que mais da metade da população já teve pelo menos alguma vez o acesso à Internet via computador, e que a maior parte dos que se conectam com frequência gasta diariamente 1h a 5h, a relevância dessas escolhas e dos critérios que as definem não pode ser ignorada.
É isso que não vai permitir responder a questões como: a Internet é boa ou ruim em si mesma? Ou ainda: ela é neutra? O quanto? Que consequências ela traz para os jovens? Escrever cartas não é uma atividade fora de moda ou menos prazerosa com o advento da Internet.
            Contudo, é inegável o benefício da praticidade e da velocidade com que podemos trocar e-mails. O telefone não precisa ser substituído, mas também é muito bom que se consiga matar saudades não apenas pela voz, como vendo também o ente querido, coisa que conexão à Internet e uma webcam resolvem para nós. Quando o assunto é lazer, basta constatar a proliferação das LAN Houses, cyber cafe's, blogs, flogs, sites de relacionamento entre outras coisas para perceber que também aí a rede mundial de computadores tem sua parcela gorda de contribuição.

Publicado por: Saulo Maurício Silva Lobo

                                              É hora de exercitar!

A partir da leitura da reportagem acima é possível compreender que a internet tem ocupado cada vez mais espaço. Com esta compreensão, qual é a importância da internet no contexto atual? A utilidade desta ferramenta aulmentou? Responda sob forma de um texto. Se necessário amplie seu ponto de vista com dados de Pesquisa.


Para ampliar a compreensão sobre o gênero reportagem leia a chave de abertura do capítulo 4- presente nas páginas 160 e 161.
Em seguida, leia a reportagem - Unicef diz que 70% dos jovens do mundo têm acesso à internet- páginas 162 a 165.





Nenhum comentário:

Postar um comentário