SEPARAÇÃO DE MISTURAS
EVAPORAÇÃO
O processo de evaporação é bastante utilizado nas salinas, que são instalações nas quais a água do mar é depositada em largos tanques rasos para que evapore gradualmente. Após a evaporação da água, obtém-se o sal na forma sólida, contituído principalemte pelo cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha.
CATAÇÃO
Provavelmente, a catação é o método mais antigo já usado pelo ser humano na separação de misturas heterogêneas sólidas. Antes de cozinhar o feijão, por exemplo, costuma-se espalhar a quantidade a ser cozinhada na mesa da cozinha e separá-lo manualmente de impurezas que possam ter vindo misturados com os grãos do alimento.
PENEIRAÇÃO
Também conhecido como tamisação, consiste em um método para separação de misturas heterogêneas com duas ou mais fases sólidas, baseada na diferença entre o tamanho das partículas. as mais grossas são retiradas pela peneira, enquanto as mais finas passam pelos furos. Um exemplo dessa técnica ocorre quando funcionários em obras passam a areia por peneiras para separá-la do cascalho.
LEVIGAÇÃO
Técnica empregada na separção de misturas heterogêneas e sólidas, baseada na densidade dos materias. Na prática da levigação, a mistura é submetida a um fluxo de água. O material mais denso fica depositado no fundo do recipiente, enquanto o menos denso escoa junto com a água. esse método de separação é utilizado pelos garimpeiros para separar o ouro, mais denso, da areia e dos cascalhos do fundo do rio.
VENTILAÇÃO
A ventilação é semelhante à levigação, porém a mistura sólida a ser separada é submetida a uma corrente de ar, e não a um fluxo de água. As substâncias menos densas são levadas com o fluxo de ar, e as mais densas permanecem no recipiente. Um exemplo dessa prática se dá na separação de grãos de suas cascas. Isso é feito por muitos lavradores. Por exemplo, quando se lança para cima a mistura de arroz e palha de arroz, a corrente de ar arrasta a palha. As folhas dos grãos de café e as cascas de muitos cereais são separadas dos grãos por meio desse processo.
IMANTAÇÃO
É um processo de separação de misturas baseado no magnetismo. É empregado para separar misturas sólidas quando um dos componentes pode ser atraído por um ímã. Um exemplo de imantação ocorre quando há uma mistura de serragem e limalha de ferro e, ao aproximar um ímã, a limalha separa-se da serragem.
- Leia o texto acima;
- Atividade experimental: em casa faça uma mistura de água e sal, deixe uma semana exposta ao sol em uma vasilha aberta, observe e anote o que aconteceu com essa mistura e relacione a experiência com a produção de sal de cozinha. Não precisa fazer vídeo, tire apenas foto do experimento e da sua anotação;
- Pesquise como ocorre a produção de fécula ou farinha a parti da mandioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário