DIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS
MATA DOS COCAIS
No Nordeste , existe um pequeno bioma de transição, a Mata dos Cocais, localizado entre a Caatinga, o Cerrado e a Floresta Amazônica. Esse ecossistema é caracterizado por sua abundância em palmeiras, como o babaçu, a carnaúca, a oiticica e o buriti.
Os frutos das palmeiras são chamados popularmente de cocos, ou coquinhos, o que justifica o nome do bioma. Localiza-se nos estados do Maranhão e Piauí.
Com relação às espécies animais típicas da Mata dos Cocais, podemos citar macacos, aves e insetos. A floresta é conhecida por abrigar a ariranha, o boto, o acará-bandeira, a arara-vermelha, diversas espécies de cobras, gambás e lagartos
Este bioma de transição tem clima superúmido e semiárido em sua extensão, com temperatura média anual de 26 °C.
O solo deste bioma é rico em minérios como níquel, ferro, ouro, bauxita, alumínio e diamante, além da argila caulim.
O solo deste bioma é rico em minérios como níquel, ferro, ouro, bauxita, alumínio e diamante, além da argila caulim.
MATA DAS ARAUCÁRIAS
A Mata das Araucárias faz parte da Mata Atlântica e é encontrada desde o sul do Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Está associada a planaltos, com atitudes médias entre 600 e 800 metros. O clima é do tipo subtropical, com as estações definidas, chuvas distribuídas, verões quentes e inversos com baixas temperaturas, incluindo a possibilidade de neve (verão com temperaturas médias de 25° e inverno com temperaturas que atingem 0°).
O nome desse tipo de ecossitema deve-se à espécie de árvore mais abundante no local: a araucária, ou pinheiro-do-paraná. É também chamado de Mata dos Pinais.
Entre os animais que habitam essa área, podemos destacar a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, os saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, tamanduá, o jacu, a jacutinga, o tié-sangue, a araponga, o sanhaço, os beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.
O solo é de boa qualidade e chega a ser fertilíssimo no norte do Paraná.
MANGUEZAL
É um tipo de ecossitemas costeiro, representado por áreas úmidas, alagadiças, que constituem a transição entre ecossitemas terrestres e marinhos. Ocorrem em locais onde há encontro de água doce e salgada, nas regiões tropicais e subtropicais do Planeta.
Os manguezais possuem solo lamacento, com cor escura e odor característico, por efeito da matéria orgânica lá presente. Sofrem influência do fluxo das marés, já que, em algumas áreas, são inundadas diariamente por duas vezes, em razão da maré cheia. Apresentam água salobra, graças à mistura da água salgada, dos oceanos, e doce, dos rios.
Existe pouca diversidasde vegetal no maguezal. A fauna dos manguezais é formada por inúmeras espécies de crustáceos, peixes, moluscos, além de reunir algumas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. São exemplos caranguejo, ostra, camarões, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, lontra, sagui, peixe-boi marinho, mexilhão, minhoca, garça, urubu, gaivota, gavião, dentre outros.
RESTINGA
É um ecossistema encontrado ao longo da planície costeira. Inclui uma diversidade de formações vegetais adaptadas a solos arenosos e sofre influência da salinidade das águas do mar. Há também vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, sendo esta conhecida como Mata de restinga.
A fauna é bastante rica. Muitas aves migratórias utilizam as restingas como locais de alimentação e descanso. Destacam-se o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), a coruja buraqueira (Spyotito cunicularia) e o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), ave endêmica de áreas restingas. Mamíferos como o mico-leão-caiçara (Leontopithecus caissara), queixada (Tayassu pecari) e lontra (Lontra longicaudis) também ocorrem. O maria-farinha é um caranguejo comum nas praias arenosas e cava suas tocas acima da área de maré. As tartarugas marinhas utilizam as restingas como locais de desova.
- Leia o texto acima;
- Assita os vídeos sobre os Biomas brasileiros: https://www.youtube.com/watch?v=xLRwlkkZ3hU&t=36s, https://www.youtube.com/watchv=lG2UFVjt9uA&t=133s e https://www.youtube.com/watch?v=eJKrX0OXFCg&t=172s
- Responda o formulário a seguir: Formulário
Nenhum comentário:
Postar um comentário