Aula referente ao dia 12/06/2020
Área do conhecimento: MA
Componente curricular: Matemática
Objetos do conhecimento: Conjunto dos números racionais, Adição e subtração com números racionais.
Professora: Marlúcia Miranda
👉Escreva e responda as questões no caderno, enviar até dia 18/06/2020.
CONJUNTO DO NÚMERO RACIONAIS
Chama-se número racional todo o número que pode ser escrito em forma de fração.
São exemplos de números racionais:
Os números fracionários positivos: + 5/7, +1/3, +7/2, +9/4
Os números fracionários negativos: -5/7, -1/3, -7/2, --9/4
É concluir que todo número inteiro é também racional.
Veja:
a) O número 8 pode ser escrito como 8/1, logo 8 também é um número racional.
b) O número inteiro (-8) pode ser escrito como -8/1, logo (-8) também é um número racional
c) O número inteiro 0 pode ser escrito como 0/1, logo 0 é também um número racional.
O conjunto dos números racionais é representado pela letra Q sendo formado pelos números inteiros e pelos números fracionários.
CONJUNTO Q
- Números inteiros positivos e negativos.
- úmero zero.
- Números fracionários , positivos e negativos.
CONVÊM DESTACAR QUE:
1) O conjunto Q é infinito.
2) Os números racionais positivos podem ser escritos sem o sinal de +
Exemplo: +3/7 escreve-se simplesmente 3/7
3) Números opostos ou simétricos
Exemplos: +3/8 e -3/8 são opostos
-1/2 e +1/2 são opostos
4) Regra de sinais
A indicação de uma divisão pode ser feita por meio de uma fração. Então, para saber o sinal do número racional, basta aplicar a regra de sinais da divisão.
Exemplos:
a) (-3) : (+5) = -3/+5 = -3/5
b) (-8) : (-7) = -8/-7 = +8/7 = 8/7
NÚMEROS DECIMAIS
Um número racional também pode ser representado por um número exato ou periódico.
Exemplos:
a) 7/2 = 3,5
b) -4/5 = -0,8
c) 1/3 = 0,333.......
d) 4/9 = 0,444......
EXERCÍCIOS
👉1) Aplique a regra de sinais para a divisão e dê o resultado
a) -5/+9 =
b) -2/-3 =
c) +3/+4 =
d) -9/+5 =
e) +7/-5 =
👉2) Escreva os números racionais na forma irredutível:
10 : 2 = 5
4 : 2 2
a) -12/48 =
b) -7/35 =
c) 18/-36 =
d) -75/50 =
e) -25/100 =
👉3) Transforme as frações seguintes em números inteiros:
-10/5 = -2
a) -12/6 =
b) -32/8 =
c) 20/10 =
d) -17/1 =
e) -54/18 =
👉4) Dê o valor de:
a) (5.(-6))/2 =
b) ((-9) . (-8)) / 2 =
c) (6 . (-2) . (-3)) / -9 =
d) (-7 . (-8)) / -14 =
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO EM Q
Para as operações com números racionais relativos são validas as regras operatórias das frações e dos números inteiros relativos.
ADIÇÃO
Para adicionarmos números racionais relativos (na forma de fração) procedemos do seguinte modo:
1) Reduzimos (se necessário) as frações dadas ao mesmo denominador positivo.
2) Somamos os numeradores de acordo com a regra de sinais da adição de inteiros.
EXEMPLOS:
a) (-2/3) + (+1/2) = -2/3 + ½ = (-4 + 3) / 6 = -1/6
b) (+3/4) + (-1/2) = ¾ - ½ = (3-2)/ 4 = ¼
EXERCÍCIOS
👉5) Efetue as adições:
a) (+3/5) + (+1/2) =
b) (-2/3) + (+5/4) =
c) (-4/9) + (+2/3) =
d) (-2/5) + 3 =e) (-1/6) + (+2) =
SUBTRAÇÃO
Para encontrarmos a diferença entre dois números racionais, somamos o primeiro com o oposto do segundo.
Exemplos
a) (+1/2) – (+1/4) = ½ -1/4 = 2/4 -1/4 = ¼
b) (-4/5) – (-1/2) = -4/5 + ½ = -8/10 + 5/10 = -3/10
EXERCÍCIOS
👉6) Efetue as subtrações:
a) (+5/7) – (+2/3) =
b) (+2/3) – (+1/2) =
c) (+2/3) – (+4/5) =
d) (+1/2) – (+5) =
e) (+5/7) – (+1) =
BONS ESTUDOS!
ACESSE O LINK PARA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: ATIVIDADES DE MAIO.
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