quarta-feira, 10 de junho de 2020

REDAÇÃO 8º ANO (12/06/2020)

REDAÇÃO 8º ANO


AULA REFERENTE AO DIA 12/06/2020


BOM DIA MEUS ALUNOS QUERIDOS! ;)


Nas aulas dessa semana continuaremos o trabalho com a leitura do livro A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga que vocês já leram.


É a partir da história de Raquel, uma garota que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir as suas vontades, que se enquadra a oposição à estrutura familiar ancestral. E essa menina, afetiva e sonhadora, conta-nos o seu dia a dia, onde o mundo real e mundo criado pela sua imaginação criativa, povoado de amigos ocultos e fantasistas, interligam-se ao mesmo tempo que os fatos reais e os fantásticos cruzam-se numa aventura anímica e mais íntima. É Raquel que segue rumo à sua autoafirmação como pessoa.

Os conflitos na vida de Raquel desencadeiam três vontades: de ser grande, a de ser menino e a de ser escritora. 

A atividade dessa semana será a produção de um comentário crítico sobre o porquê da personagem Raquel desenvolver essas três vontades. O que a leva a querer ser grande, menino e escritora? No final da história, como ela resolve esses conflitos? Você percebeu que na história dela existe opressão, machismo e preconceito contra a mulher? Dê a sua opinião crítica sobre essa narrativa de forma que envolva todos esses questionamentos.

Atenção! 
Os comentários devem ser feitos aqui mesmo no Blog, abaixo dessa postagem.
Não serão aceitos comentários considerados insuficientes.
Escreva o seu nome no final do seu comentário para que eu possa identificá-lo.

Qualquer dúvida estarei a disposição.

Bons estudos!!!!

11 comentários:

  1. Maria Bernadete:o que levava Raquel ter essas vontades era o conflito vivido por ela,por exemplo a de ser garoto,pois poderia brincar das brincadeiras de menino,de ser grande,pois poderia fazer as coisas que os adultos fazem ,e a de escrever, pois seria uma escritora.no final da história ela deixa sair a vontade de ser grande e de ser menino,e a vontade de ser escritora ela deixa,pois já sabia escrever várias histórias.e na história eu percebi que havia machismo,opressão e preconceito contra a mulher.

    ResponderExcluir
  2. GUILHERME LUCAS:o que levava Raquel a ter essas vontades pois ela queria ser menino para brincar brincade de garoto e ela também queria ser adulta para fazer o que seus familiares faziam e ser escritora para escrever suas histórias o que ela fez com as vontades dela foi tirar da bolsa amarela que ela queria ser grande e nascer menino e deixou a vontade de ser escritora e disse que iria escrever tudo o que ela queria eu percebi que havia machismo na .historia

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, ela queria crescer pois ela estava se perguntando o que ela queria ser quando crescer,quando ela queria ser garoto, eu acho que é porque quando ela nasceu os irmãos dela ficavam dizendo que ela nasceu quando a mãe deles não tinham condições de criar mais um filho e etc, quando ela queria ser escritora, é porque todos os dias ela escrevia cartas para o André seu amigo imaginário, na minha opinião no final da história ela resolveu seus conflitos conversando com a sua família,durante a história eu não percebi nenhuma opressão, machismo e preconceito contra a mulher.
    Eu achei a Raquel certa em ter vontade de crescer e ser escritora, mas ser garoto é uma vontade bem interessante pois eu nunca ouvi falar de alguma menina querer ser garoto.
    Heloiza de Carvalho Dias.

    ResponderExcluir
  4. Kevin- A Raquel tem essas três vontades: de ser menino porque ela acha que sendo menino ela teria o respeito de seus colegas ao praticar alguns esportes; de crescer porque ela queria ajudar nas decisões e quem sabe assim ser mais amada pela sua família; de ser escritora porque ela tem muito talento e imaginação.
    No final da história ela esquece os sonhos de crescer e de ser menino e vive o de ser escritora para poder espresar seus sentimentos diante das suas vontades. Em alguns momentos da história percebo um toque de machismo, uma pitada de opressão e uma chuva de preconceito contra a mulher.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião é pois sentir muito solitária e incompreendida, ela começa a escrever para seus amigos. Amigos imaginários. Raquel, desde cedo, tinha três vontades enormes: vontade de crescer, vontade de ser garoto e vontade de ser escritora No final da história ela esquece os sonhos de crescer e de ser menino e vive o de ser escritora para poder espresar seus sentimentos diante das suas vontade opressão, machismo, preconceito Jonas

    ResponderExcluir
  6. Arthur Ferreira:O que levava ráquel a ter essas três vontades eram de ser menino para ela nao se sentir tão excluida por causa da sua familia, a de ser grande era pra faser coisas que os adultos faziam, a de escritora era pra fazer quantas histórias ela quisesse, mas ela deixou de querer ser grande e ser menino e quis ser só escritora para fazer varias histórias e os mundos que ela quisesse e na história eu tambem percebi que tem muito opressão ,machismo e preconceito contra mulher por isso que ela queria ser menino

    ResponderExcluir
  7. Ketley Keyla:ela queria ser menino para ter respeito tabem queria crescer e ser escritora


    No final ela esquece todas essas vontades

    Sim percebi

    ResponderExcluir
  8. Minha opinião é o seguinte, Raquel tinha desejos... Era ser grande logo para ter o mesmo tratamento dos irmãos. Além disso queria ser um garoto porque eles podem fazer um "monte de coisas" que as meninas não podem. E a última vontade que vem "engordando" em Raquel é a de ser escritora. Mas o problema é que todas essas vontades são reprimidas e ás vezes até ridicularizada pela família. Dois episódios me chamaram atenção: Quando a irmã descobre um dos seus romances e todos riem e quando todos vão almoçar na casa da tia Brunilda e a família escolhe Raquel como alvo de entretenimento. Para proteger suas vontades e outras preciosidades, Raquel usa a bolsa amarela, e é aí que a mágica da história se desenvolove. E sim eu percebi opressão, machismo, preconceito.
    Victor David.

    ResponderExcluir
  9. Jorge cicero: na minha opinião a Raquel era oprimida pela família, por isso criava personagens e escrevia para eles, ela também tinha vontade de brincar de brincadeiras de menino, como soltar pipa, mas sua família também a reprimiu é a sua vontade de ser grande e porque ela não queria mais que sua família a proibice de nada.

    ResponderExcluir
  10. Gabriely de Amorim-Ela tinha vontade de ser grande porque todos da casa dela já eram bem grandes e ninguém tinha paciência com ela, também porque sua irmã falava que ela tinha nascido fora de hora.
    Um dia ela estava pensando em seu quarto e resolveu que iria ser escritora e para treinar ela resolveu escrever cartas para o André Ando,daí surgiu a vontade de escrever.
    Ela queria ser um garoto porque eles podem fazer um monte de coisas que nós meninas não podemos.
    Ela resolveu todos esses conflitos quando ela começou a escrever hitorias e viu que ser menina é tão legal quanto ser um garoto.Sim há um pouco de opressão,machismo e preconceito com a mulher.

    ResponderExcluir
  11. Ela só queria ser menino pra poder brincar de várias coisas além de boneca poder crescer pra ser uma grande escritora na vida e poder contar histórias de sua imaginação. Ryvana

    ResponderExcluir