quarta-feira, 17 de junho de 2020

QUÍMICA E BIOLOGIA - 9º ANO - 18/06/2020

Aulas referentes aos dias 18 e 19/06/2020


Neodarwinismo - Teoria sintética da Evolução


                    


Quando falamos sobre os conceitos evolutivos, nossa mente pensa logo em Charles Darwin, certo? No entanto, apesar de esse nome ser extremamente importante, os estudos sobre essas questões não cessaram após a morte do famoso biólogo britânico.


Quais foram, então, as descobertas que sucederam a Darwin?
O que diz a Teoria Sintética da Evolução?
O que é a Teoria Sintética da Evolução?

Os conceitos da teoria da seleção natural são bastante difundidos por aí. De acordo com Darwin, a evolução se dá por meio da seleção, realizada aleatoriamente pelo ambiente, dos indivíduos mais aptos para sobreviver em cada contexto e habitat.
Com a observação do próprio Darwin e de muitos cientistas que vieram após ele, ficou bem claro que isso realmente era verdade. Na natureza, indivíduos menos aptos eram rapidamente eliminados. Além disso, a proporção daqueles que têm uma característica benéfica era imensamente maior do que os que não a possuíam.

Observação! Vale a pena ressaltar que uma característica benéfica não é o mesmo que acreditarmos ser vantajoso. Um animal cego, por exemplo, pode se dar muito mal em um ambiente como a savana africana, mas se sobressair em uma fossa abissal, por exemplo. Tudo depende do referencial!

No entanto, Darwin não conseguia explicar um pequeno detalhe sobre suas descobertas e observações: como essas características eram transmitidas aos descendentes dos seres avaliados?
Diferença entre o darwinismo e a Teoria Sintética da Evolução
É aí que entra a grande diferença entre o darwinismo e a Teoria Sintética da Evolução, também conhecida como neodarwinismo: A Genética. Os experimentos realizados por Gregor Mendel foram de extrema importância para preencher as lacunas observadas nos conceitos da Seleção Natural. Com essas descobertas, foi possível chegar à conclusão de que os caracteres “vantajosos” para determinados indivíduos eram transferidos aos seus descendentes por meio de heranças no DNA.
Dessa forma, outros conceitos foram muito importantes para a definição desse pensamento: a variabilidade genética, a sensibilidade e a resistência e, claro, as mutações aleatórias, que poderiam fazer com que características ainda mais vantajosas surgissem em um determinado grupo e fossem, assim, selecionadas pelo ambiente.
Em síntese, a grande diferença entre a Teoria Sintética da Evolução e o darwinismo “raiz” é bem simples: a inclusão, nos conceitos modernos, dos conhecimentos adquiridos no campo da Genética.

  1. Leia o texto acima.
  2. Assista o vídeo: Neodarwinismo e Teoria sintética da Evolução.
  3. Para complementar o estudo leia o texto: Teoria Sintética da Evolução.
  4. Elabore um mapa mental com os conceitos compreendidos sobre Neodarwinismo e Teoria Sintética da Evolução. 

😉👉Entrega da atividade até dia 25/06/2020.



Um comentário:

  1. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir