Aula referente ao dia 12/06/2020
👉Nossa aula de hoje iremos verificar a aprendizagem do objeto do conhecimento estudado.
👉Escreva e responda atividade em seu caderno e envie dentro do período estabelecido ( até dia 18/06/2020).
Área do conhecimento: CI
Componente curricular: Biologia
Objeto do conhecimento: As primeira ideias evolucionistas.
Professora: Marlúcia Miranda
QUESTÕES:
01.
Observe
as imagens a seguir:
Esqueleto de
triceratops, um dinossauro
Vestígios
de amonites, animais marinhos que viveram na Terra há milhares de anos.
a. Que
tipo de evidência da evolução dos seres vivos as imagens representam?
b. Como
essa evidencia contribui para o estudo da evolução dos seres vivos?
c. Cite
outro tipo de evidencia que contribui para estudo da evolução.
02.
Relacione
os números romanos com as letras a seguir.
I.
Lamarck II.
Darwin
- ⃣ O ambiente induz os seres vivos a mudar.
- ⃣ Seleção natural.
- ⃣ Indivíduos com características mais favoráveis a determinada condição ambiental têm maiores chances de sobreviver.
- ⃣ Uma estrutura que não é usada tende a se atrofiar.
- ⃣ Uso e desuso.
- ⃣ Espécies atuais surgiram de espécies ancestrais, que se modificam ao longo do tempo.
- ⃣ Herança dos caracteres adquiridos.
03.
Em
relação à biodiversidade, em que diferem basicamente o fixismo e
o evolucionismo?
04.
Leia
o texto abaixo:
“Em todo animal que não tenha ainda se
desenvolvido completamente, o uso frequente e repetido de um órgão qualquer, o
desenvolve, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso.
Por outro lado, o desuso do mesmo órgão o enfraquece aos poucos, diminuindo
progressivamente suas faculdades, e acaba por fazê-lo desaparecer.”
O texto lido deve ser atribuído a qual
cientista? Justifique sua resposta.
05.
Mencione
uma falha da Lei do Uso e Desuso de Lamarck.
06.
Faça
um resumo sobre as duas leis de Lamarck.
👉Leia o trecho a seguir
do livro A origem das espécies, de Charles Darwin. Em seguida, responda às
questões.
[...] Como, de cada
espécie, nascem muito mais indivíduos do que o número capaz de sobreviver e
como, consequentemente, ocorre uma frequente retomada da luta pela existência,
segue-se daí que qualquer ser que sofra uma variação, mínima que seja, capaz de
lhe conferir alguma vantagem sobre os demais, dentro das complexas e
eventualmente variáveis condições de vida, terá maior condição de sobreviver.
Charles Darwin. A origem das espécies.
Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/ffa/arquivos/abril/darwin1.pdf
07.
A
que processo Darwin se refere no texto?
08. Considerando
a teoria darwinista e o neodarwinismo, apresente um ponto comum e uma diferença
entre as duas possíveis explicações para o processo evolutivo.
09. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes proposições:
- ⃣ Lamarck afirmava que o ambiente induz os seres vivos a mudança morfológicas.
- ⃣ Darwin afirmava que os indivíduos com características mais favoráveis a determinada condição ambiental têm mais chances de sobrevivência e reprodução.
- ⃣ Darwin afirmava que as estruturas resultantes do uso ou desuso passam para a próxima geração.
- ⃣ Lamarck afirmava que as espécies atuais surgiram de espécies ancestrais, que se modificaram ao longo do tempo.
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário