sexta-feira, 12 de junho de 2020

QUÍMICA E BIOLOGIA - 12/06/2020

Aula referente ao dia 12/06/2020

👉Nossa aula de hoje iremos verificar a aprendizagem do objeto do conhecimento estudado.

👉Escreva e responda atividade em seu caderno e envie dentro do período estabelecido ( até dia 18/06/2020).

Área do conhecimento: CI
Componente curricular: Biologia
Objeto do conhecimento: As primeira ideias evolucionistas.
Professora: Marlúcia Miranda


QUESTÕES:

01.  Observe as imagens a seguir:

 Triceratops Fossil Walking Pose Modelo 3D - TurboSquid 1505253                                      
Esqueleto de triceratops, um dinossauro                    

Vestígios de amonites, animais marinhos que viveram na Terra há milhares de anos.

a. Que tipo de evidência da evolução dos seres vivos as imagens representam?

b. Como essa evidencia contribui para o estudo da evolução dos seres vivos?

c. Cite outro tipo de evidencia que contribui para estudo da evolução.

02.  Relacione os números romanos com as letras a seguir.

I.             Lamarck          II.           Darwin

  • ⃣    O ambiente induz os seres vivos a mudar.
  • ⃣    Seleção natural.
  • ⃣  Indivíduos com características mais favoráveis a determinada condição ambiental têm maiores chances de sobreviver.
  • ⃣    Uma estrutura que não é usada tende a se atrofiar.
  • ⃣    Uso e desuso.
  • ⃣    Espécies atuais surgiram de espécies ancestrais, que se modificam ao longo do tempo.
  • ⃣    Herança dos caracteres adquiridos.

03.  Em relação à biodiversidade, em que diferem basicamente o fixismo e o evolucionismo?

04.  Leia o texto abaixo:

“Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso frequente e repetido de um órgão qualquer, o desenvolve, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso. Por outro lado, o desuso do mesmo órgão o enfraquece aos poucos, diminuindo progressivamente suas faculdades, e acaba por fazê-lo desaparecer.”

O texto lido deve ser atribuído a qual cientista? Justifique sua resposta.

05.  Mencione uma falha da Lei do Uso e Desuso de Lamarck.

06.  Faça um resumo sobre as duas leis de Lamarck.

    👉Leia o trecho a seguir do livro A origem das espécies, de Charles Darwin. Em seguida, responda às questões.

[...] Como, de cada espécie, nascem muito mais indivíduos do que o número capaz de sobreviver e como, consequentemente, ocorre uma frequente retomada da luta pela existência, segue-se daí que qualquer ser que sofra uma variação, mínima que seja, capaz de lhe conferir alguma vantagem sobre os demais, dentro das complexas e eventualmente variáveis condições de vida, terá maior condição de sobreviver.

Charles Darwin. A origem das espécies. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/ffa/arquivos/abril/darwin1.pdf

07.  A que processo Darwin se refere no texto?

08. Considerando a teoria darwinista e o neodarwinismo, apresente um ponto comum e uma diferença entre as duas possíveis explicações para o processo evolutivo.

09. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes proposições:

  • ⃣    Lamarck afirmava que o ambiente induz os seres vivos a mudança morfológicas.
  • ⃣    Darwin afirmava que os indivíduos com características mais favoráveis a determinada condição ambiental têm mais chances de sobrevivência e reprodução.
  • ⃣    Darwin afirmava que as estruturas resultantes do uso ou desuso passam para a próxima geração.
  • ⃣    Lamarck afirmava que as espécies atuais surgiram de espécies ancestrais, que se modificaram ao longo do tempo.


BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário