BOM DIA MEUS AMORES
UNIDADE 4- A ÁFRICA ANTIGA
Cáp. 1 - CULTURAS RIBEIRINHAS E A TRADIÇÃO NOK
Correção da atividade do livro da pág. 103
Transformações na historiografia sobre os Povos da África Antiga
1- Os europeus acreditavam que a África era dividida em duas áreas distintas: a África branca, ao norte do continente, próxima ao Mediterrâneo, e a África negra, que ficava ao sul do deserto do Saara. Eles consideravam, ainda, que a África branca era semelhante à Europa, enquanto a África negra seria muito diferente das sociedades europeias e inferior a estas (“não tem povo, não tem nação nem Estado; não tem passado, logo, não tem história”).
2- De acordo com o texto, essa visão da África tem raízes no desconhecimento dos povos europeus acerca das dinâmicas internas africanas, o que os levou a tentar aproximar as experiências desses dois continentes por meio de analogias do desconhecido (África) com o conhecido (Europa).
3- Os historiadores procuram ter um olhar crítico sobre a história dos povos africanos, buscando desconstruir preconceitos e analisá-la com base na própria historicidade.
Leia o texto com os alunos e em seguida, com base nas questões, oriente-os a perceber que a visão eurocêntrica presente nos estudos historiográficos até meados do século XX reproduzia e reforçava os preconceitos com relação aos povos africanos.
Atividade Referente ao dia 25/06/2020
Cáp. 2- POVOS DO NILO
O Vale do rio Nilo começou a ser povoado entre 9 mil e 8 mil anos atrás e, ao longo do tempo, esse rio desempenhou papel fundamental na vida dos povos que se estabeleceram às suas margens, chegando a ser considerado uma divindade.
Na aula anterior tinha um vídeo falando sobre o Egito Antigo.
https://www.youtube.com/watch?v=TkAW5hB4N5c
Responder a atividade do livro da pág. 112.
https://www.youtube.com/watch?v=TkAW5hB4N5c
Responder a atividade do livro da pág. 112.
Enviar até o dia 29/06/2020
Bom estudo meus amores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário