terça-feira, 30 de junho de 2020

6º ANO HISTÓRIA 30/06/2020

6º ANO HISTÓRIA ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 30/06/2020

UNIDADE 4- A ÁFRICA ANTIGA

BOM DIA MEUS AMORES.

CÁP. - 2 - OS POVOS DO NILO

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁG. 112.

1- a- O rio Nilo era uma importante fonte de água na região do deserto do Saara, essencial para o desenvolvimento das atividades de pesca, agricultura e pecuária.

b- As cheias e as vazantes do Nilo faziam parte do processo de fertilização dos solos que margeavam o rio, permitindo que as atividades agrícolas fossem realizadas em uma área muito ampla. Para aproveitar o regime do Nilo, foram desenvolvidas técnicas como a construção de diques e canais, garantindo o aproveitamento das águas e das terras férteis ao longo do ano.

c- Atividade de levantamento de hipóteses. Era necessário evitar que as construções fossem inundadas e destruídas no período de cheias do rio.

2- a-Textos egípcios. São fontes de culturas africanas material não escrita ( cerâmica, adornos de metais ou pedras, utensílios, construções, etc. ).

b- As figuras representam um exército núbio a serviço do faraó do Egito, ou seja, indicam que haja relações de aliança militar entre os dois povos.

3- a- Semelhança cultural entre os povos antigos do Nilo. As mulheres gozavam de liberdade e reconhecimento social e político semelhante ao dos homens, podendo trabalhar e exercer liderança política.

b- A autora compara o papel das mulheres egípcias com o das mulheres gregas, romanas, árabes e cristãos. Ela conclui que, em relação a essas mulheres, as egípcias gozavam de direitos que foram garantidas ás mulheres em algumas culturas no mundo contemporâneo.

c- Resposta pessoal

AULA REFERENTE AO DIA 02/07/2020

Assistir o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=lMGb4Q00ncc

Mãos Talentosas

PARA OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ENVIARAM ÁS SUAS ATIVIDADES ESTOU AGUARDANDO ATÉ SEXTA FEIRA E PARA OS QUE JÁ ENVIARAM TODAS ÀS ATIVIDADES ESTÃO LIBERADOS.


BOAS FÉRIAS E BOM DESCANSO MEUS AMORES

BEIJOS DA TIA JOELMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário