sexta-feira, 19 de junho de 2020

8º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA- 19/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Maria Arlenilsa
OBJETO DO CONHECIMENTO: gênero textual - Relatos de viagem e relatos de experiências
EIXO TEMÁTICO: Leitura e Interpretação Textual

Bom dia, meus queridos alunos! Vamos começar a nossa aula?

Vamos assistir uma animação?
As Viagens de Gulliver - Desenho animado.
Acesse o link abaixo.


Veja que há uma diferença entre a linguagem do texto da animação e a linguagem do texto que você leu na aula passada.

Explique qual é esta diferença, produzindo um pequeno texto explicativo.


Vejamos como surgiram os primeiros relatos de viagem no nosso país.

Descobrimento do Brasil e literatura de viagem

Os  primeiros  textos escritos  no Brasil retratavam a   instauração do  processo colonial e eram relatos de viajantes e   missionários europeus sobre a  natureza e  o  nativo brasileiro. Não se  pode chamar  tais escritos de textos literários,  pois seu  objetivo era  relatar  com objetividade aquilo  que os  exploradores encontravam por  aqui, o que, por  muito  tempo, deixou  textos  preciosos longe dos manuais de literatura.  O mais  célebre  relato  sobre o  Brasil é, sem  dúvida, a  Carta de  Pero Vaz de Caminha.
A Carta, assinada  em  1  de  maio de  1500, informa  ao Rei D. Manoel  os detalhes  da viagem desde a partida de Belém, em 9 de março. O  escrivão fala  sobre as   belezas  naturais, a  nudez  dos  nativos, a celebração da   primeira  missa e  os degredados deixados  aqui.

Senhor,
Posto que o   Capitão-mor  desta  vossa   frota, e assim os outros capitães escreveram a Vossa Alteza a  nova do   achamento  desta  vossa  terra  nova, quer ora  nesta navegação  se  achou, não deixarei também  de   dar    disso minha conta a  Vossa  Alteza, assim  como eu  melhor  puder, ainda que – para  bem contar e   falar – o saiba  pior que os  outros fazer.Tome  Vossa  Alteza, porém,  minha  ignorância por boa  vontade, e creia bem por certo, para  aformosear  nem afear, não porei  aqui mais  do que aquilo que vi e me pareceu.
[…]

A  partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de março. Sábado,  14 do dito mês, entre as oito e  nove horas, nos achamos entre as  Canárias, mais perto  da   Grã- Canária, e ali andamos todo  aquele dia em calma, à vista delas, obra de três a  quatro léguas.
E domingo,  22 do dia  mês, às  dez horas, pouco  mais ou  menos, houvemos  vista  das ilhas  de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de   S. Nicolau, segundo  o dito de  Pero Escolar, piloto.

Em outro trecho, o escrivão conta ao rei o  nome  escolhido  para a nova  terra:

E assim, seguimos nosso  caminho, por este mar, de longo, até que terça-feira das Oitavas  de  Páscoa, que foram vinte e um dias  de abril, estando da dita   ilha obra de 660 ou  670 léguas, segundo os   pilotos diziam, topamos alguns  sinais de  terra, os quais eram  muita  quantidade de  ervas compridas, a que os mareantes chamam  botelho, assim como outras a que dão o nome de  rabo  de asno. E quarta-feira seguinte, pela  manhã, topamos as aves  a que chamam  fura-buxos.

Neste  dia, a   horas de  véspera, houvemos   vista de   terra! Primeiramente dum grande    monte  mui alto e redondo; e doutas serras mais   baixas ao  sul  dele; e de  terra   chã, com grandes arvoredos: ao monte o capitão pôs  nome , o MONTE  PASCOAL e  à  terra, a TERRA DE  VERA CRUZ. E à quinta-feira, pela manhã, fizemos  vela e seguimos   direitos à   terra, indo os navios   pequenos diante […] até meia légua da terra, onde    todos   lançamos   âncoras  em frente   à  boca de   um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às  dez  horas pouco  mais ou menos.


Primeira Missa. Victor Meireles. 1861. Momento descrito na Carta de Caminha.
Primeira Missa. Victor Meireles. 1861. Momento descrito na Carta de Caminha.

Veja que o relato foi escrito com base nas experiências vivenciadas por Pero Vaz de Caminha ao longo da viagem que resultou no descobrimento do Brasil.

APÓS A LEITURA RESPONDA:
01- Ao analisar o texto da Carta de Pero Vaz de Caminha é possivel verificar os elementos de construção do texto. Quais são estes elementos?

02- Por qual motivo Caminha escreveu este relato?

AGORA É SUA VEZ DE PRODUZIR!

Produza um texto- relato de viagem ou relato de experiência vivenciado por você.
Se necessário recorra ao conteúdo explicativo  desenvolvido na última aula.

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO
Responda as questões propostas nas páginas 161 à 165.


Bom estudo! Continue perseverante!
LEMBRETE:
É importante entregar as atividades no prazo, para que não haja acúmulo!

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