terça-feira, 5 de maio de 2020

9º ANO HISTORIA

9º ANO HISTÓRIA 

AULA REFERENTE AO DIA 05/05/2020

AULA 1 

UNIDADE 3 - O PERÍODO ENTRE GUERRAS

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGS. 90 e 91

1- Resposta pessoal

2- A crise de 1929 gerou uma insatisfação com o liberalismo econômico, que não foi capaz de regular o mercado internacional, levando a questionamentos também sobre os regimes democráticos que sustentavam tal política econômica. Essa insatisfação popular levou à radicalização das sociedades europeias, que viam o nazismo ou o fascismcomo soluções para a crise. Temerosos de que o socialismo pudesse avançar nesse contexto, as elites da Itália apoiaram os fascistas, e as elites da Alemanha, os nazistas, que ascenderam ao poder nesses países.

3 -a) Semelhanças: concentração do poder no Estado; crença no homem excepcional; missão histórica da nação; reconhecimento dos direitos individuais que não entrassem em conflito com o Estado; elite como corporificação do gênio do povo; estrutura corporativista na relação entre capital e trabalho; antiliberalismo; antiparlamentarismo; traços totalizantes.
Diferenças: na Itália, o fascismo tomou o poder mediante um movimento organizado, enquanto no Brasil o Estado Novo não representava um movimento nem um partido político; na Itália houve a organização de milícias, e no Brasil, não.
b) O Estado Novo é considerado autoritário, pois, entre outras razões, não havia a pretensão de lutar contra outras nações e a mobilização e a organização das massas em milícias eram igualmente recusadas. Já na Itália a população era absorvida pelos ideais do Estado, e a sociedade se organizava de forma militarizada, com o objetivo de lutar contra outras nações, o que caracteriza um Estado totalitário.
4 a) É representada uma pessoa que se transforma em árvore, que cresce e, no quadro 4, apresenta como frutos as diversas agências governamentais criadas pelo presidente Franklin Roosevelt durante o período em que esteve na presidência dos Estados Unidos.
b) Resposta pessoal. O desenvolvimento da árvore com a ideia de evolução pela qual os Estados Unidos passaram diante das medidas tomadas pelo governo Roosevelt, estabelecendo uma relação com os mecanismos de adaptação do governo.
c) As principais medidas propostas pelo New Deal foram: controle dos preços e da produção; investimentos em grandes obras públicas para gerar empregos; estabelecimento de um salário-desemprego; diminuição da jornada de trabalho; legalização de sindicatos; abertura de crédito.
d) Nessa charge, a fala de Roosevelt explica que suas medidas não representavam uma revolução comunista como afirmavam seus críticos, mas sim uma adaptação necessária do capitalismo para superar a crise desencadeada com a quebra da Bolsa de Valores em 1929.
5 a) Resposta pessoal. Os nazistas consideravam “degeneradas” as obras que rompiam com os padrões tradicionais e acadêmicos.
b) Os nazistas consideravam o jazz uma produção artística “degenerada”, pois foi criada por etnias que não se enquadravam no conceito de raça ariana. Assim, a assimilação de um gênero cultural de origem afrodescendente era inaceitável para os nazistas.

AULA 2 REFERENTE AO DIA 07/05/2020
UNIDADE 4-  A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
CÁP. 01- O MUNDO EM GUERRA NOVAMENTE
ASSISTIR O VÍDEO E ACOMPANHAR COM O LIVRO
LINK DO VÍDEO:
BOM ESTUDO.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

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