terça-feira, 19 de maio de 2020

7º ANO HISTÓRIA

7º ANO HISTÓRIA - AULA REFERENTE AO DIA 19/05/2020

UNIDADE - 4 - POVOS DO CONTINENTE AMERICANO

BOM DIA MEUS AMORES

CÁP. 1 - DIFERENTES ESTRUTURAS SOCIAIS

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 90 e 91.

PÁG. 90

1- Apontam para o fato de essa região ser povoada há, pelo menos13 mil anos.

2- Estratificada, a sociedade inca se dividia entre as elites, que se dedicavam à administração das províncias, e a população comum, que realizava trabalhos agrícolas, pastoris, de construção, etc.

3- a- Porque esses pesquisadores analisavam esses povos com base em uma perspectiva europeia, cuja história era considerada, até então, como referência de civilização e de progresso.

b- Porque cada povo apresenta uma trajetória única e se desenvolve de maneira própria, de acordo com suas singularidades.

4-a- Tributo é uma obrigação exigida por determinada instituição, como forma de manter seu poder.

b- A imagem representa objetos como peles de jaguar, cocares, plantas, animais, esculturas, cestos, vasos, esteiras, pedras preciosas e outros adornos.

c- Esses tributos revelam quais objetos eram valorizados pelos astecas, os tipos de produtos confeccionados pela população, seus símbolos religiosos e adornos.

d- Os tributos cobrados pelo Império Inca eram pagos em períodos de trabalho cedidos ao Estado e não em forma de produtos.

5- I-c; II-a; III-b.

6- a- Os povos do Alto Xingu e do Alto Rio Negro estabeleceram uma rede de relações sociais com povos de diferentes línguas e culturas.  os Guarani e os Tupinambá se destacavam pela unidade cultural, apesar de estarem organizados em muitas aldeias.

b- Entre os Tupinambá não existia uma aldeia que fosse mais importante que outra, nemesmo um centro político ou um líder que determinasse leis gerais.

c- Para os europeus, os seres humanos escravizados se tornavam mercadorias. Para os Tupinambá, não existia escravidão. Seus inimigos capturados tornavam-se elementos centrais do ritual de antropofagia.

PÁG. 91

1- As histórias de admirar são narrativas orais que contam o passado, enaltecem os feitos dos antepassados e mantêm vivos os mitos dos Kadiwéu, fortalecendo sua cultura, sua estrutura social e seus direitos políticos, fundamentados na memória.

2- A história do guerreiro bravo rea­firma valores como a coragem, a força física, o enfrentamento da dor, a manutenção da dignidade, mesmem situações adversas, e o espíritcombativo daqueles que não têm piedade de seus adversários.

3- O cavalo se destaca na história como um símbolo importante que reforça a imagem do guerreiro kadiwéu como um cavaleiro habilidoso, que enfrenta perigos e que, mesmo ferido, cavalga longas distâncias montado nesse animal.

4- O perfil guerreiro enaltece a coragem, a força e a resiliência dos que teriam todos os atributos necessários para se manter no topo da sociedade, protegendo seus aliados, capturando seus inimigos e justificando a segmentação social dos Kadiwéu.

AULA REFERENTE AO DIA 21/05/2020

CÁP. 2- TÉCNICAS E TECNOLOGIAS

  RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁG. 95

ENVIAR ATÉ O DIA 26/05/2020

ASSISTIR A VÍDEO AULA EXPLICATIVA SOBRE A CIVILIZAÇÃO MAIA 

https://www.youtube.com/watch?v=IwACK2ZxryE

BOM ESTUDO.

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