UNIDADE - 4 - POVOS DO CONTINENTE AMERICANO
BOM DIA MEUS AMORES
CÁP. 1 - DIFERENTES ESTRUTURAS SOCIAIS
CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 90 e 91.
PÁG. 90
1- Apontam para o fato de essa região ser povoada há, pelo menos, 13 mil anos.
2- Estratificada, a sociedade inca se dividia entre as elites, que se dedicavam à administração das províncias, e a população comum, que realizava trabalhos agrícolas, pastoris, de construção, etc.
3- a- Porque esses pesquisadores analisavam esses povos com base em uma perspectiva europeia, cuja história era considerada, até então, como referência de civilização e de progresso.
b- Porque cada povo apresenta uma trajetória única e se desenvolve de maneira própria, de acordo com suas singularidades.
4-a- Tributo é uma obrigação exigida por determinada instituição, como forma de manter seu poder.
b- A imagem representa objetos como peles de jaguar, cocares, plantas, animais, esculturas, cestos, vasos, esteiras, pedras preciosas e outros adornos.
c- Esses tributos revelam quais objetos eram valorizados pelos astecas, os tipos de produtos confeccionados pela população, seus símbolos religiosos e adornos.
d- Os tributos cobrados pelo Império Inca eram pagos em períodos de trabalho cedidos ao Estado e não em forma de produtos.
5- I-c; II-a; III-b.
6- a- Os povos do Alto Xingu e do Alto Rio Negro estabeleceram uma rede de relações sociais com povos de diferentes línguas e culturas. Já os Guarani e os Tupinambá se destacavam pela unidade cultural, apesar de estarem organizados em muitas aldeias.
b- Entre os Tupinambá não existia uma aldeia que fosse mais importante que outra, nem mesmo um centro político ou um líder que determinasse leis gerais.
c- Para os europeus, os seres humanos escravizados se tornavam mercadorias. Para os Tupinambá, não existia escravidão. Seus inimigos capturados tornavam-se elementos centrais do ritual de antropofagia.
PÁG. 91
1- As histórias de admirar são narrativas orais que contam o passado, enaltecem os feitos dos antepassados e mantêm vivos os mitos dos Kadiwéu, fortalecendo sua cultura, sua estrutura social e seus direitos políticos, fundamentados na memória.
2- A história do guerreiro bravo reafirma valores como a coragem, a força física, o enfrentamento da dor, a manutenção da dignidade, mesmo em situações adversas, e o espírito combativo daqueles que não têm piedade de seus adversários.
3- O cavalo se destaca na história como um símbolo importante que reforça a imagem do guerreiro kadiwéu como um cavaleiro habilidoso, que enfrenta perigos e que, mesmo ferido, cavalga longas distâncias montado nesse animal.
4- O perfil guerreiro enaltece a coragem, a força e a resiliência dos que teriam todos os atributos necessários para se manter no topo da sociedade, protegendo seus aliados, capturando seus inimigos e justificando a segmentação social dos Kadiwéu.
AULA REFERENTE AO DIA 21/05/2020
CÁP. 2- TÉCNICAS E TECNOLOGIAS
RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁG. 95
ENVIAR ATÉ O DIA 26/05/2020
ASSISTIR A VÍDEO AULA EXPLICATIVA SOBRE A CIVILIZAÇÃO MAIA
https://www.youtube.com/watch?v=IwACK2ZxryE
BOM ESTUDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário