sexta-feira, 22 de maio de 2020

7º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA- 22/05

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Maria Arlenilsa
OBJETO DO CONHECIMENTO: Leitura - Gênero - Crônica
AULAS RELATIVAS A SEMANA 19 A 22/05

Vamos começar nossa aula?


Iniciaremos nossa aula corrigindo as atividades anteriores.
Acesse o link abaixo, e assista o vídeos de correção das atividades já realizadas.
Peque o material de Língua Portuguesa e acompanhe as correções.
Lembre-se: - É muito importante corrigir as atividades!

RECADO IMPOTANTE!
Pelos acesso no vídeo tenho como saber e acompanhar quem está corrigindo as atividades, assim posso fazer os registros da sua participação na aula.

VAMOS COMEÇAR?





Agora que já corrigimos as atividades vamos continuar nosso conteúdo.

Estamos estudando o gênero Crônica, vamos relembrar os conceitos vistos na útima aula.


 Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres, pois tratava-se da compilação de fatos históricos, apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo, como o dia a dia da corte, as histórias, os reis, seus atos, etc. Mais tarde, entretanto, grandes escritores, a partir do século XIX passam a cultiva-la, refletindo o oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano, etc. do seu tempo em livros jornais e folhetins. Contemporanemante, no jornalismo, em coluna de periódicos, assinada, pode vir em forma de notícias, comentários algumas vezs críticos e polêmicos, abordando temas ligados a atividades culturais (literatura, teatro, cinema, etc.), políticas, econômicas, de divulgação científica, despotivas, etc.

Atualmente também abrange o noticiário social. Conformea esfera social que retrata, recebe o nome de crônica literária, policial, esportiva, política, jornalísitica.

Quanto ao estilo, é geralmente um texto curto, breve, simples, de interlocução direta com o leitor, com marcas bem típicas da oralidade. Quando predominantemente narrativa, possui trama, quase sempre pouco, definida sem conflitos densos, personagens de pouca densidade psicológica, o que a diferencia do gênero conto.

Os motivos na maior parte, extrai do cotidiano imediato. Além do tipo narrativo, também pode ser do tipo argumentativo ou expositivo, como textos de opinião sobre temas diversos de diversas áreas. 
     COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


Assim, ao relembrar algumas características do gênero vamos ver na prática, como funciona?

Assista o vídeo abaixo e veja um exemplo de crônica argumentativa.

O que é racismo estrutural?


Faça anotações no seu caderno!

Após assistir o video, faça uma análise mais precisa do texto apresentado. Identificando:

  • A função social do gênero;
  • O tema abordado no texto;
  • Há personagens? Eles têm ações práticas no texto?
  • Qual é o problema social identificado?
  • A linguagem do texto é semelhante ao que foi descrito acima?
  • Como se classifica (em qual dos tipos) este gênero? 

TRABALHO ESCRITO E ORAL

Conhecendo o gênero crônica, faça uma pesquisa sobre a origem das crônicas, em seguida faça os registros em seu caderno (para melhor compreensão). Faça uma busca mais precisa por textos pertencentes a este gênero.   

Grave um vídeo explicando um pouco sobre o gênero, escolha um dos textos encontrados durante a pesquisa leia-o, fazendo, posteriormente, a análise mencionando os pontos destacados acima.  Não se esqueça de classificar o texto apresentado, identificando qual tipo de crônica será apresentado.

Excelente trabalho!


Bom estudo!



Atenção! O prazo para entrega das atividades referentes a estas aulas é até 28/05.


No arquivo de envio das atividades, no privado, colocar:

Nome: Turma: Páginas das atividades:Todos os ítens acima de forma legível e organizada.






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