MISTURAS
Uma mistura é a união de duas ou mais substâncias diferentes. Ela apresenta características físicas distintas das substâncias que a compõem. Cada substância que faz parte de uma mistura é chamada componente.
A maior parte dos materiais que estão à nossa volta são misturas; por exemplo, o ar que nós respiramos é uma mistura gasosa formada por 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de gases como vapor de água, gás carbônico, entre outros. O refresco, mistura do concentrado da fruta com água e açúcar.
CLASSIFICAÇÃO DAS MISTURAS DE ACORDO COM O NÚMERO DE FASES
O aspecto visual de uma mistura é muito importante. A partir dele, podemos classificar determinada mistura em função do seu número de fases: homogêneas ou heterogêneas.
Homogênea - é aquela em que não se pode identificar as substâncias envolvidas. Possui aspecto uniforme a olho nu. Ex: água e açúcar.
Heterogênea - é aquela que não possui as mesmas propriedades em toda a sua extensão, logo seu aspecto não é uniforme. Exemplo: água e óleo.
Misturas homogêneas nas quais uma substância é dissolvida na outra são chamadas de soluções. A substância presente em menor quantidade, estando dissolvida, é chamada de soluto, enquanto a outra é denominada solvente. Alguns exemplos de solução: água com açúcar, água com sal e vinagre (água com ácido acético).
Classificação das misturas heterogêneas em relação ao
número de fases:
- Bifásica – apresenta duas fases distintas, como, por exemplo, a mistura de água e óleo ou água e gelo;
- Trifásica - apresenta três fases distintas, como, por exemplo, o granito (formado por uma mistura de quartzo, feldspato e mica);
- Polifásico - mistura formada por quatro ou mais fases.
- Faça um vídeo mostrando duas misturas, uma homogênea e uma heterogênea, utilizando substâncias que você encontra em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário