terça-feira, 19 de maio de 2020

9º ANO HISTÓRIA

9º ANO HISTÓRIA - AULA REFERENTE AO DIA 19/05/2020

BOM DIA MEUS AMORES

UNIDADE 4- A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

CÁP. 1 - O MUNDO EM GUERRA NOVAMENTE

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 106 e 107

PÁG. 106

1- O que era o projeto da Grande Alemanha?
O projeto da Grande Alemanha era formar um território que abarcaria todas as regiões cuja população fosse predominantemente de língua alemã (como a Áustria, a Renânia, a Tchecoslováquia e a Polônia).
2
Que acontecimento levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial?
Os EUA entraram na guerra após o ataque japonês à sua base naval de Pearl Harbor, no Havaí.
3
Alguns historiadores dizem que Hitler foi derrotado na URSS pelo “General Inverno”. Explique essa afirmação, justificando seus argumentos.
O rigoroso inverno russo diminuiu o poder ofensivo dos nazistas. Os soldados não tinham uniformes nem armas adequados a temperaturas de até 50 ºC negativos.

APLICAR
4- Observe o cartaz abaixo, feito em 1942 com o objetivo de angariar fundos para a guerra.
Biblioteca da Universidade de Minnesota, Mineápolis, EUA. Fotografia: ID/BR


Biblioteca da Universidade de Minnesota, Mineápolis, EUA. Fotografia: ID/BR
Cartaz de propaganda de 1942 incentivando a compra de bônus de guerra (títulos de capitalização para financiar a luta).
  1. a-Que país produziu esse cartaz? Justifique.
    O cartaz foi feito nos Estados Unidos, o que fica claro pela presença da criança segurando a bandeira estadunidense.
  2. b- Quais são os principais elementos desse cartaz?
    As três crianças, a bandeira estadunidense e a sombra da suástica nazista no chão.
  3. c- O cartaz diz: “Não permita que esta sombra os atinja. Compre bônus de guerra”. Que relações há entre as imagens, a mensagem do cartaz e o contexto histórico do período?
    O cartaz, de uma campanha de propaganda para obter apoio financeiro e político da população para a participação dos EUA na Segunda Guerra, reforça a urgência de derrotar a Alemanha e impedir o avanço do nazismo.
5
A tabela a seguir apresenta dados sobre o número de aviões de combate produzidos por três dos países que participaram da Segunda Guerra Mundial.
* sem dados.
  1. a- Compare a quantidade de aviões de combate produzidos pela Alemanha em 1940 com a produção estadunidense no mesmo ano. Explique o porquê dessa diferença.
    Em 1940, em plena guerra, a Alemanha precisava produzir muitos aviões de combate. Já os EUA ainda estavam em posição de neutralidade no conflito e não tinham essa necessidade.
  2. b- Analise a produção estadunidense nos anos de 1940, 1942 e 1944. Com base nessa análise, explique a contribuição dos Estados Unidos para a vitória dos Aliados na guerra.
    Em apenas quatro anos, os EUA multiplicaram sua produção de aviões de combate em cerca de 45 vezes. Sua contribuição para a vitória dos Aliados deveu-se à sua grande capacidade industrial, tecnológica e bélica.
  3. c- De acordo com a tabela, a produção de aviões de combate na União Soviética aumentou entre os anos de 1942 e 1944. Qual fator possibilitou esse crescimento?
    O que possibilitou esse crescimento foi o fato de Stálin transferir grande parte das indústrias para o leste, longe dos bombardeios alemães.
6
O texto a seguir comenta como as pessoas que viveram na época do Holocausto reagiram às eventuais informações relacionadas a ele.
[…] ainda em 1941, o Holocausto não era esperado […]. As pessoas recusavam-se a acreditar nos fatos gritantes diante dos seus olhos. Não que fossem obtusas ou tivessem má vontade. Apenas, nada do que tinham visto antes as havia preparado para acreditar. Por tudo o que conheciam e acreditavam, o assassinato em massa para o qual ainda nem tinham nome era pura e simplesmente inimaginável.
Zigmunt Bauman. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1998. p. 108.
  1. a- Por que, de acordo com o autor do texto, as pessoas não conseguiam acreditar nos fatos relacionados ao Holocausto?
    Nada do que tinham visto ou conhecido antes tinha a dimensão do assassinato em massa, promovido pelo Holocausto. Por isso, era difícil acreditar em fatos relacionados a ele.
  2. b- Converse com um colega: Vocês acham possível acontecer hoje algo parecido com o Holocausto? Registrem as conclusões a que chegarem no caderno.
  3. Resposta pessoal

PÁG. 107


1- Resposta pessoal

2- Resposta pessoal


AULA REFERENTE AO DIA 21/05/2020

CÁP. 2 - COTIDIANO, RESISTÊNCIA E A BUSCA PELA PAZ

ASSISTIR A VÍDEO AULA EXPLICATIVA 


BOM ESTUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário