sexta-feira, 8 de maio de 2020

8º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA -MAIO



8º ANO - AULAS-  MAIO
DATAS: 05, 06, 07 e 08/05
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
OBJETO DO CONHECIMENTO: Gênero Textual: Biografia e Autobiografia
PROFESSORA: Maria Arlenilsa

Bom dia, amados alunos!


Vamos começar a nossa aula?
AULA 1- 05/05
Estudaremos o capítulo 3


BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA 

Biografia

biografia é um tipo de texto que narra a história da vida de alguém. A palavra biografia é composta pelos termos de origem grega bio (vida) e grafia (escrita).

Características

               Gênero narrativo
                 Texto narrado em terceira pessoa
             Ordem cronológica dos fatos
                 Conjunto de informações sobre a vida de alguém
                Relato de fatos marcantes da vida de alguém
              Uso de pronomes pessoais e possessivos
               Uso de marcadores temporais (na infância, na adolescência, naquela época, etc.)
              Predomínio de verbos no pretérito (perfeito e imperfeito)
             Verossimilhança dos fatos narrados

Como fazer uma Biografia?
Antes de mais nada devemos pesquisar sobre a vida da pessoa a qual vamos fazer uma biografia.
Pesquisar e coletar materiais são essenciais para que o texto tenha mais propriedade e ainda, seja interessante para o leitor.
Link- video aula explicativa 

Resumindo...

Autobiografia
Se biografia é a história da vida de alguém (já que bio é vida e grafia é texto, escrita), o que você imagina ser autobiografia?
O prefixo auto quer dizer "a si mesmo", logo o termo se refere à história da própria vida.

AULA 2 e 3- 06/05 e 07/05
Agora que você já viu o que é biografia e autobiografia, vamos exercitar?
Analise o quadro comparativo dos gêneros em estudo.

- Leia o texto -

Aprofundamento do gênero I - Texto biográfico - Fernando Pessoa  "O homem"- "A obra".

(Páginas 112 a 114).

Em seguida responda a ativididade - Desvendando os segredos do texto   (páginas 116 a118).

Assista o vídeo proposto e veja como acontece o texto biográfico.

Fernando Pessoa-


                                         AULA 4- 08/05

Autobiografia nos poemas
Leia o poema abaixo e reflita sobre a construção de Vinicius de  Moraes e Toquinho.

A Porta
Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
       Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
                                                                              Só vivo aberta no céu!

Após ler a poesia acima, responda em seu caderno os seguintes questionamentos.

EXPLORANDO A POESIA:  
De quem a poesia está falando?
Como é a porta descrita na poesia?
Por que a porta se acha viva?
Por que ela se acha inteligente?
Você se acha uma pessoa viva e inteligente? Por quê?
Você sempre foi assim? 
Como você era há dois anos?
Como você é hoje?  

Observe que as indagações expostas acima, o (a) fazem refletir sobre a sua existência e sobre as transformações pelas quais você tem passado ao longo dos anos. Essa reflexão é necessária na hora de produzir uma autobigrafia (história sobre si mesmo (a).

AGORA É SUA VEZ DE PRODUZIR!
Produza uma autobiografia em seu caderno seguindo os passos descritos abaixo.

Para nortear sua autobiografia linste alguns dados importantes:
1-     Nome completo.
2-     Idade atual
3-     Onde nasceu (cidade, estado, pais).
4-     O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
5-     Fato marcante de quando era mais novo.
 6-     Escola(s) onde estudou.
7-     Onde estuda atualmente.
8-     Leituras preferidas.
9-     O que mais gosta de fazer fora da escola.
10- Lazer preferido.
11- Esporte(s) que pratica.
12- Sonhos para o futuro. 

LEMBRE-SE!
Deve ser um texto corrido e não um questionário, pois os pontos colocados acima são para norteá-lo (a) na sua produção.

                          Bons estudos!


Atenção! O prazo para entrega das atividades referentes a estas aulas

é até 14/05.
No arquivo de envio das atividades, no privado, colocar:
Nome: 
Turma:
Páginas das atividades:

Todos os ítens acima de forma legível e organizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário