8º ANO - AULAS- MAIO
DATAS: 05, 06, 07 e 08/05
COMPONENTE CURRICULAR:
Língua Portuguesa
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Gênero Textual: Biografia e Autobiografia
PROFESSORA: Maria
Arlenilsa
Bom dia, amados alunos!
Vamos começar a nossa aula?
AULA 1- 05/05
Estudaremos o capítulo 3
BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA
Biografia
A biografia é um tipo de texto que narra a
história da vida de alguém. A palavra biografia é
composta pelos termos de origem grega bio (vida)
e grafia (escrita).
Características
Gênero narrativo
Texto narrado em terceira pessoa
Ordem cronológica dos fatos
Conjunto de informações sobre a vida de alguém
Relato de fatos marcantes da vida de alguém
Uso de pronomes pessoais e possessivos
Uso de marcadores temporais (na infância, na
adolescência, naquela época, etc.)
Predomínio de verbos no pretérito (perfeito e
imperfeito)
Verossimilhança dos fatos narrados
Como
fazer uma Biografia?
Antes de mais nada devemos pesquisar sobre a vida
da pessoa a qual vamos fazer uma biografia.
Pesquisar e coletar materiais são essenciais para
que o texto tenha mais propriedade e ainda, seja interessante para o leitor.
Resumindo...
Autobiografia
Se
biografia é a história da vida de alguém (já que bio é vida e grafia é texto, escrita), o que você
imagina ser autobiografia?
O prefixo
auto quer dizer "a si mesmo", logo o termo se refere à história da
própria vida.
AULA 2 e 3- 06/05 e 07/05
Agora que você já viu o que é biografia e autobiografia, vamos exercitar?
Analise o quadro comparativo dos gêneros em estudo.
- Leia o texto -
Aprofundamento do gênero I - Texto biográfico - Fernando Pessoa "O homem"- "A obra".
(Páginas 112 a 114).
Em seguida responda a ativididade - Desvendando os segredos do texto (páginas 116 a118).
Assista o vídeo proposto e veja como acontece o texto biográfico.
Fernando Pessoa-
AULA 4- 08/05
Autobiografia nos poemas
Leia o poema abaixo e reflita sobre a construção de Vinicius de Moraes e Toquinho.
A Porta
Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes /
Toquinho
Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que
diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo
aberta no céu!
Após ler a poesia acima, responda em seu caderno os seguintes questionamentos.
EXPLORANDO A
POESIA:
De quem a poesia
está falando?
Como é a porta
descrita na poesia?
Por que a porta se
acha viva?
Por que ela se
acha inteligente?
Você se acha uma
pessoa viva e inteligente? Por quê?
Você sempre foi
assim?
Como você era há dois anos?
Como você é hoje?
Observe que as indagações expostas acima, o (a) fazem refletir sobre a sua existência e sobre as transformações pelas quais você tem passado ao longo dos anos. Essa reflexão é necessária na hora de produzir uma autobigrafia (história sobre si mesmo (a).
AGORA É SUA VEZ DE PRODUZIR!
Produza uma autobiografia em seu caderno seguindo os passos descritos abaixo.
Para nortear sua
autobiografia linste alguns dados importantes:
1- Nome
completo.
2- Idade
atual
3- Onde
nasceu (cidade, estado, pais).
4- O
que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
5- Fato
marcante de quando era mais novo.
6- Escola(s)
onde estudou.
7- Onde
estuda atualmente.
8- Leituras
preferidas.
9- O
que mais gosta de fazer fora da escola.
10- Lazer
preferido.
11- Esporte(s) que
pratica.
12- Sonhos para o
futuro.
LEMBRE-SE!
Deve ser um texto corrido e não um questionário, pois os pontos colocados acima são para norteá-lo (a) na sua produção.
Bons estudos!
Atenção! O prazo para entrega das atividades referentes a estas aulas
é até 14/05.
No arquivo de envio das atividades, no privado, colocar:
Nome:
Turma:
Páginas das atividades:
Todos os ítens acima de forma legível e organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário