BOM DIA MEUS AMORES
BOM DIA AULA 1-
CORREÇÃO DA ATIVIDADE DAS PÁGS. 82 e 83
CAP. 2 - O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E A REVOLUÇÃO DE SÃO DOMINGO
- 1- a- Que força política liderava a Convenção?Os jacobinos, partido formado por representantes da pequena burguesia e dos sans-culottes.
- b- Segundo o texto, a Convenção jacobina era democrática ou repressora? Justifique.Era repressora, como fica claro no trecho: “Quem desrespeitasse a lei seria duramente punido”.
- c- Quem eram os contrarrevolucionários e os inimigos externos mencionados no texto?Os contrarrevolucionários não eram somente os nobres e o clero, mas qualquer um que contestasse as medidas da Convenção jacobina. Os inimigos externos eram os países absolutistas que declararam guerra à França revolucionária.
2-
-
a- Descrevam os grupos políticos que compunham o governo francês durante a Convenção.
Jacobinos: representavam a pequena burguesia e os sans-culottes; defendiam a República, a igualdade social, o voto universal e a abolição da escravidão nas colônias francesas. Girondinos: representavam a alta burguesia e temiam o avanço dos movimentos populares. Entre esses grupos havia a Planície, que apoiava jacobinos ou girondinos, conforme sua conveniência.
-
b- Pesquisem o que significam as denominações políticas direita e esquerda atualmente.
Uma das acepções atuais define que a esquerda luta por direitos coletivos e a direita enfatiza a liberdade individual. No entanto, é possível encontrar outras definições. É importante que os alunos compreendam que se trata de definições relativas (o que um grupo entende por esquerda, outro pode identificar como direita). Ressalte que, sozinho, o eixo esquerda-direita não dá conta da grande variedade de posições existentes atualmente, além de promover a polarização das questões políticas.
-
c- Com base em suas descobertas, como vocês definiriam os grupos revolucionários franceses?
Os girondinos podem ser identificados como direita; os jacobinos, esquerda; e a Planície, centro.
-
d- Identifiquem as medidas tomadas pelo Comitê de Salvação Pública. Expliquem de que forma essas medidas contradiziam a política adotada pelo próprio Comitê.
O voto universal, o fim da escravidão nas colônias e a instituição do ensino público. A contradição está no fato de o governo jacobino ter sido repressor, não tolerando manifestações contrárias ao seu regime, ao mesmo tempo em que promovia medidas que proporcionaram mais liberdade e igualdade ao povo.
-
3-
-
a- Qual é o tema de cada obra?
A primeira retrata Napoleão Bonaparte e a segunda, Toussaint L’Ouverture.
-
b- Compare as duas obras: em sua opinião, elas são semelhantes ou diferentes? Explique.
Apesar das claras diferenças de estilo, as duas obras são semelhantes, pois enaltecem líderes do mesmo modo: com a postura altiva; com o braço direito levantado, conduzindo a luta pela defesa de sua nação; montado em um cavalo apoiado somente nas patas traseiras.
-
c- De acordo com o que você estudou nesta unidade, explique por que Napoleão e L’Ouverture foram representados dessa forma.
Ambos foram líderes que trouxeram unidade a seus países e foram responsáveis por grandes mudanças políticas. A pintura de L’Ouverture pode ser entendida como crítica a Napoleão, pois o artista representa o líder haitiano de modo tão grandioso quanto o imperador francês. Essa crítica é ainda mais forte considerando que L’Ouverture foi capturado pelas tropas napoleônicas durante a luta pela independência do Haiti, vindo a falecer no cárcere na França antes de seu país alcançar a independência.
-
4-
-
a- Por que os escravizados haitianos tinham dificuldade de se organizar durante o período colonial?
Por não falarem a mesma língua, os escravizados tinham dificuldade de se comunicar, o que complicava a organização contra a escravidão.
-
b- De que alternativas eles se utilizavam para se aproximar?
Com o tempo, foram surgindo mesclas de línguas – créole – e o sincretismo religioso – vudu –, os quais facilitaram a comunicação e o entrosamento entre os escravizados.
-
c- Para os escravizados, o que significava formar grupos de convivência na colônia?
Significava a possibilidade de exercer a própria cultura com mais liberdade e de se organizar politicamente.
-
Faça a correção e compare com as suas.
-
AULA 2 - REFERENTE AO DIA 07/05/2020
-
UNIDADE - 4- INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA
-
CÁP. 1 INDEPENDÊNCIAS NO MÉXICO E NA AMÉRICA CENTRAL
-
ASSISTIR A VÍDEO AULA , ACOMPANHE COM O LIVRO.
-
LINK DO VÍDEO:
-
-
a- Descrevam os grupos políticos que compunham o governo francês durante a Convenção.
Jacobinos: representavam a pequena burguesia e os sans-culottes; defendiam a República, a igualdade social, o voto universal e a abolição da escravidão nas colônias francesas. Girondinos: representavam a alta burguesia e temiam o avanço dos movimentos populares. Entre esses grupos havia a Planície, que apoiava jacobinos ou girondinos, conforme sua conveniência.
b- Pesquisem o que significam as denominações políticas direita e esquerda atualmente.
Uma das acepções atuais define que a esquerda luta por direitos coletivos e a direita enfatiza a liberdade individual. No entanto, é possível encontrar outras definições. É importante que os alunos compreendam que se trata de definições relativas (o que um grupo entende por esquerda, outro pode identificar como direita). Ressalte que, sozinho, o eixo esquerda-direita não dá conta da grande variedade de posições existentes atualmente, além de promover a polarização das questões políticas.
c- Com base em suas descobertas, como vocês definiriam os grupos revolucionários franceses?
Os girondinos podem ser identificados como direita; os jacobinos, esquerda; e a Planície, centro.
d- Identifiquem as medidas tomadas pelo Comitê de Salvação Pública. Expliquem de que forma essas medidas contradiziam a política adotada pelo próprio Comitê.
O voto universal, o fim da escravidão nas colônias e a instituição do ensino público. A contradição está no fato de o governo jacobino ter sido repressor, não tolerando manifestações contrárias ao seu regime, ao mesmo tempo em que promovia medidas que proporcionaram mais liberdade e igualdade ao povo.
3-
a- Qual é o tema de cada obra?
A primeira retrata Napoleão Bonaparte e a segunda, Toussaint L’Ouverture.
b- Compare as duas obras: em sua opinião, elas são semelhantes ou diferentes? Explique.
Apesar das claras diferenças de estilo, as duas obras são semelhantes, pois enaltecem líderes do mesmo modo: com a postura altiva; com o braço direito levantado, conduzindo a luta pela defesa de sua nação; montado em um cavalo apoiado somente nas patas traseiras.
c- De acordo com o que você estudou nesta unidade, explique por que Napoleão e L’Ouverture foram representados dessa forma.
Ambos foram líderes que trouxeram unidade a seus países e foram responsáveis por grandes mudanças políticas. A pintura de L’Ouverture pode ser entendida como crítica a Napoleão, pois o artista representa o líder haitiano de modo tão grandioso quanto o imperador francês. Essa crítica é ainda mais forte considerando que L’Ouverture foi capturado pelas tropas napoleônicas durante a luta pela independência do Haiti, vindo a falecer no cárcere na França antes de seu país alcançar a independência.
4-
- a- Por que os escravizados haitianos tinham dificuldade de se organizar durante o período colonial?Por não falarem a mesma língua, os escravizados tinham dificuldade de se comunicar, o que complicava a organização contra a escravidão.
- b- De que alternativas eles se utilizavam para se aproximar?Com o tempo, foram surgindo mesclas de línguas – créole – e o sincretismo religioso – vudu –, os quais facilitaram a comunicação e o entrosamento entre os escravizados.
- c- Para os escravizados, o que significava formar grupos de convivência na colônia?Significava a possibilidade de exercer a própria cultura com mais liberdade e de se organizar politicamente.
- Faça a correção e compare com as suas.
AULA 2 - REFERENTE AO DIA 07/05/2020
UNIDADE - 4- INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA
CÁP. 1 INDEPENDÊNCIAS NO MÉXICO E NA AMÉRICA CENTRAL
ASSISTIR A VÍDEO AULA , ACOMPANHE COM O LIVRO.
LINK DO VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário