terça-feira, 5 de maio de 2020

8º ANO HISTÓRIA

8º ANO HISTÓRIA - AULA REFERENTE AO DIA 05/05/2020

BOM DIA MEUS AMORES

BOM DIA AULA 1-

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DAS PÁGS. 82 e 83

CAP. 2 - O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E A REVOLUÇÃO DE SÃO DOMINGO

 
  1. 1- a- Que força política liderava a Convenção?
    Os jacobinos, partido formado por representantes da pequena burguesia e dos sans-culottes.
  2. b- Segundo o texto, a Convenção jacobina era democrática ou repressora? Justifique.
    Era repressora, como fica claro no trecho: “Quem desrespeitasse a lei seria duramente punido”.
  3. c- Quem eram os contrarrevolucionários e os inimigos externos mencionados no texto?
    Os contrarrevolucionários não eram somente os nobres e o clero, mas qualquer um que contestasse as medidas da Convenção jacobina. Os inimigos externos eram os países absolutistas que declararam guerra à França revolucionária.

2- 
  1. a- Descrevam os grupos políticos que compunham o governo francês durante a Convenção.
    Jacobinos: representavam a pequena burguesia e os sans-culottes; defendiam a República, a igualdade social, o voto universal e a abolição da escravidão nas colônias francesas. Girondinos: representavam a alta burguesia e temiam o avanço dos movimentos populares. Entre esses grupos havia a Planície, que apoiava jacobinos ou girondinos, conforme sua conveniência.
  2. b- Pesquisem o que significam as denominações políticas direita e esquerda atualmente.
    Uma das acepções atuais define que a esquerda luta por direitos coletivos e a direita enfatiza a liberdade individual. No entanto, é possível encontrar outras definições. É importante que os alunos compreendam que se trata de definições relativas (o que um grupo entende por esquerda, outro pode identificar como direita). Ressalte que, sozinho, o eixo esquerda-direita não dá conta da grande variedade de posições existentes atualmente, além de promover a polarização das questões políticas.
  3. c- Com base em suas descobertas, como vocês definiriam os grupos revolucionários franceses?
    Os girondinos podem ser identificados como direita; os jacobinos, esquerda; e a Planície, centro.
  4. d- Identifiquem as medidas tomadas pelo Comitê de Salvação Pública. Expliquem de que forma essas medidas contradiziam a política adotada pelo próprio Comitê.
    O voto universal, o fim da escravidão nas colônias e a instituição do ensino público. A contradição está no fato de o governo jacobino ter sido repressor, não tolerando manifestações contrárias ao seu regime, ao mesmo tempo em que promovia medidas que proporcionaram mais liberdade e igualdade ao povo.
  5. 3-  
  6. a- Qual é o tema de cada obra?
    A primeira retrata Napoleão Bonaparte e a segunda, Toussaint L’Ouverture.
  7. b- Compare as duas obras: em sua opinião, elas são semelhantes ou diferentes? Explique.
    Apesar das claras diferenças de estilo, as duas obras são semelhantes, pois enaltecem líderes do mesmo modo: com a postura altiva; com o braço direito levantado, conduzindo a luta pela defesa de sua nação; montado em um cavalo apoiado somente nas patas traseiras.
  8. c- De acordo com o que você estudou nesta unidade, explique por que Napoleão e L’Ouverture foram representados dessa forma.
    Ambos foram líderes que trouxeram unidade a seus países e foram responsáveis por grandes mudanças políticas. A pintura de L’Ouverture pode ser entendida como crítica a Napoleão, pois o artista representa o líder haitiano de modo tão grandioso quanto o imperador francês. Essa crítica é ainda mais forte considerando que L’Ouverture foi capturado pelas tropas napoleônicas durante a luta pela independência do Haiti, vindo a falecer no cárcere na França antes de seu país alcançar a independência.
  9. 4-
    1. a- Por que os escravizados haitianos tinham dificuldade de se organizar durante o período colonial?
      Por não falarem a mesma língua, os escravizados tinham dificuldade de se comunicar, o que complicava a organização contra a escravidão.
    2. b- De que alternativas eles se utilizavam para se aproximar?
      Com o tempo, foram surgindo mesclas de línguas – créole – e o sincretismo religioso – vudu –, os quais facilitaram a comunicação e o entrosamento entre os escravizados.
    3. c- Para os escravizados, o que significava formar grupos de convivência na colônia?
      Significava a possibilidade de exercer a própria cultura com mais liberdade e de se organizar politicamente.
    4. Faça a correção e compare com as suas.

  10. AULA 2 - REFERENTE AO DIA 07/05/2020
  11. UNIDADE - 4- INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA
  12. CÁP. 1 INDEPENDÊNCIAS NO MÉXICO E NA AMÉRICA CENTRAL
  13. ASSISTIR A VÍDEO AULA , ACOMPANHE COM O LIVRO.
  14. LINK DO VÍDEO:

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