sexta-feira, 3 de abril de 2020

QUÍMICA - 9º ANO - 03 / 04 / 2020

AULAS REFERENTE AOS DIAS 02 E 03/04/2020

GENÉTICA

  • Transmissão das características hereditárias.



PITÁGORAS II
ÁREA DO CONHECIMENTO: Biologia e Química.
OBJETO DO CONHECIMENTO: GENÉTICA: Transmissão das características hereditárias.
PROFESSORA: Marlúcia Miranda.
DATA: ___ / 04 / 2020.

De olho no texto.
O texto a seguir foi retirado do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. El descreve o albinismo oculocutâneo, ou seja, aquele que atinge os olhos e a pele. Leia o texto e faça o que se pede.
O albinismo oculocutâneo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.
[...]
Os sintomas são variáveis de acordo com o tipo de mutação apresentada pelo paciente. A mutação envolvida determina a quantidade de melanina produzida, que pode ser totalmente ausente ou estar parcialmente presente. Assim sendo, a tonalidade da pele pode variar do branco a tons um pouco mais amarronzados; os cabelos podem ser totalmente brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados e os olhos avermelhados (ausência completa de pigmento, deixando transparecer os vasos da retina), azuis ou acastanhados.
Devido a deficiência de melanina, pigmento que além de ser responsável pela coloração da pele, a protege contra a ação da radiação ultravioleta, os albinos são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol. Apresentando frequentemente, envelhecimento precoce, danos actínicos e câncer da pele, ainda muito jovens. Não é incomum encontrar albinos na faixa dos 20 a 30 anos com câncer da pele avançado, especialmente aqueles que moram em regiões quentes e se expõem de forma prolongada e intensa à radiação solar.
[...]
Não existe, atualmente, nenhum tratamento especifico e efetivo, pois o albinismo é decorrente de uma mutação geneticamente determinada.
[...]
Como a principal fonte de vitamina D é proveniente da exposição solar, e os albinos precisam realizar fotoproteção estrita, é necessária a suplementação com vitamina D, para evitar os problemas decorrentes da deficiência dessa vitamina, como alterações ósseas e imunológicas.
SBD. Albinismo. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/albinismo/24/ . Acesso em 03 abril 2020.

  1. Consulte em dicionários o significado das palavras que você não conhece e redija uma definição para essas palavras.
  2. Por que podem existir variações na forma como o albinismo se apresenta?
  3. De acordo com o texto, pessoas com albinismo devem usar fotoproteção estrita, ou seja, não podem se expor ao sol. Por que as pessoas com albinismo são mais sensíveis aos danos causados pelo sol?
  4. Que implicações a falta de exposição ao sol pode trazer?
  5. A radiação solar é muito perigosa para as pessoas com albinismo. Mas também são problemas para todas as pessoas que se expõem em excesso. Pense em medidas que uma cidade pode tomar para permitir que as pessoas se protejam do sol.
  6. Imagine que o albinismo é causado por um gene. Um homem heterozigoto para o albinismo (Aa) é casado com uma mulher albina (aa). Quais são os gametas produzidos pelo homem? E pela mulher?
  7. Quais são os genótipos dos possíveis filhos desse casal? Há chances de nascerem crianças com albinismo?
Responda os questionamento no caderno, se preferir faça a impressão do texto.
Entrega das atividades até segunda-feira 13 / 4 / 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário