sexta-feira, 24 de abril de 2020

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 8º ANO




AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 8º ANO
 22, 23 e 24/04/2020
APROFUNDAMENTO DO GÊNERO

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
OBJETO DO CONHECIMENTO: Roteiro teatral- Roteiro de Cinema 
EIXO TEMÁTICO: Leitura  e Produção
PROFESSORA: Arlenilsa

Vamos começar a nossa aula?

Roteiro de cinema
 


O que é um roteiro cinematográfico? A resposta mais óbvia é: Um filme escrito em palavras. Essa resposta resume com precisão o que vem a ser um roteiro. Tudo o que conta a história vista na tela de cinema antes foi descrito em um papel por um profissional conhecido como roteirista.

Focando na palavra roteiro, ele mesmo nos diz qual é o motivo de sua existência em uma produção cinematográfica. Ele serve como um guia, durante a execução de uma produção. Todas as informações necessárias para que o filme possa ser feito provêm desse roteiro ou guia, mais facilmente compreendido por seu nome em português lusitano, guião.

OBSERVE AS PARTES DE UM ROTEIRO


  
O roteiro é peça fundamental para a direção de uma obra audiovisual, o diretor necessita do roteiro para que ele saiba o que deve ser filmado, para que ele decida o como vai ser filmado. A relação do diretor para com o roteiro é de necessidade mútua. Sem o roteiro o diretor não tem um filme a ser filmado, sem um diretor o roteiro não passa de um amontoado de palavras, não cumprindo sua função básica de se tornar um filme.

"O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não existe um bom filme". Doc Comparato



Após a leitura, acesse o link abaixo e verifique a apresentação de um monólogo, que se constitui em uma apresentação individual, sem interlocução ou interação com outros personagens, uma vez que, estes não existem.

Acesse e veja o exemplo.


 TRABALHO INDIVIDUAL-

Após assistir o vídeo proposto, faça a produção de um monólogo, escolha o tema. Após produzir o texto escrito, grave um vídeo apresentando o personagem criado por você.
Sugestão faça a caracterização para melhor resultado.

Aprofundamento do gênero II-
Leia o texto “O homem que copiava”, analise as partes que compõe o roteiro e na sequência responda as questões de interpretação – Desvendando os segredos do texto – (páginas 89 a 91). Caso seja necessário, recorra a aula explicativa encaminhada no ultimo envio.

ATENÇÃO!
Logo mais encaminharei aqui o link de acesso a aula explicativa e à correção das atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário