quinta-feira, 30 de abril de 2020

ARTES 6º ANO

ARTES 6ºANO

AULA REFERENTE AO DIA 30/04/2020

BOM DIA MEUS AMORES



MUNDOS INTERIORES


CORREÇÃO DA ATIVIDADE ESCRITA


1  1-   Apresenta um conjunto de cem esculturas instaladas em uma parte da Alemanha, ocupando mais de dois quilômetros na areia e um quilômetro na direção do mar.

2  2-  Nas artes visuais, indica  uma linguagem que mistura elementos das artes visuais, do teatro e da dança e que se caracteriza pelo uso do corpo do artista  como principal elemento constitutivo.


3  3-   Como decorador e cenógrafo. Essa intensa atividade artística contrastava com as imensas desigualdades sociais da época, já que os descendentes de povos da África viviam sob o regime de escravidão, vigente no Brasil até 1888.

4  4- A representação dos planos não é uma sugestão para o olho, usando claro e escuro, mas são camadas diferentes de papel, com profundidade real, que jogam com a sensação de figura e fundo.


5  5-  É uma linguagem  muito presente nas artes de todo o mundo. Por ser uma forma de expressão tridimensional, sua presença física no espaço é marcante.

6   6- Resposta pessoal.


                                                           ATIVIDADE DO DIA 

FAZER O TRABALHO ABAIXO E ENVIAR ATÉ O DIA 04/05/2020.


·         Apresento em seguida uma escultura em papel. Um exemplo visual, para que vocês façam com a ajuda dos pais e que estimule nas crianças a vontade de aprender e realizar a proposta de maneira satisfatória. Deixe que as crianças toquem na escultura, movam e observem os detalhes da mesma.             
·         Material: uma folha de papel (nesse caso, utilize um papel com gramatura mais grossa como a cartolina; o papel cartão pode ser grosso demais e quebrar durante as dobras) irá se transformar em formas com relevos a partir de cortes e dobras que precisam ser bem vincados. Ou seja, depois de dar os cortes necessários, a dobra precisa ser bem marcada, podendo fazer isso com o auxílio da régua ou a tampa de uma caneta.  
·          E comece a orientação passo a passo, na sequência sugerida abaixo: 
            
Primeiro passo: peça as crianças que dobrem o papel em quatro partes (lembrar de vincar as dobras com o auxílio de uma régua)             
Segundo passo: nas dobras feitas, dar cortes variados sempre com ajuda dos pais. Veja o exemplo abaixo: 

  

Terceiro passo: empurrar a parte cortada para trás e novamente dobrar as bordas da parte com vinco.
        
     

Repetir esse procedimento nas três dobras do papel (em três lados). Os cortes podem ser modificados segundo a vontade das crianças, mas lembre-as, precisam sempre ser feitos com ajuda dos pais e em seguida, bem dobrados para dentro.
             

Ao terminar os cortes e as dobras, fechar a escultura com uma fita crepe por dentro no lado que se formou pelas extremidades do papel (ou seja, no lado que não receberá cortes) 
           

·         Quanto ao acabamento, a escultura poderá ter a cor do próprio papel, mas também poderá ser trabalhada de acordo com a imaginação de cada criança. Nesse caso, proponha grafismos, cores, traços para serem trabalhados no papel ( cartolina) antes de fechar a escultura com a fita crepe. Caso utilize tinta guache, aquarela ou outra tinta,  deixe secar antes, para fechar a escultura depois.
·         Os exemplos abaixo mostram as esculturas trabalhadas com giz de cera preto, criando grafismos sobre o papel e em seguida, enriquecidas com aquarela.


           
·         Essa proposta é rica em possibilidades de acabamento e também em criação de volumes - o que proporciona trabalhos com resultados bem curiosos.  Basta pedir às crianças que façam dois furinhos numa das extremidades da escultura, passando por ali um nylon ou fio. Pendure-as como se fossem lanternas. O resultado é surpreendente!   
·         Mande o trabalho feito até o dia 04/052020


BOM TRABALHO.


         


Nenhum comentário:

Postar um comentário