Aulas referentes aos dias 02, 03 e 06 de abril de 2020.
"Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos".
Área do conhecimento: Matemática.
Objeto do conhecimento: Potências e Raízes.
Leitura do Livro Didático: páginas → 28, 29, 30, 31 e 38, 39, 40.
Vamos aprender mais sobre Potências e Raízes, clica nos links abaixo e assista as vídeos aulas.
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PITÁGORAS II
“Estudar é abrir caminho para um futuro
produtivo”
Área de conhecimento – MATEMÁTICA.
Objeto do Conhecimento – Potências e Raízes.
Professora: Adriana Alexandre.
Data: _____∕ _____∕ 2020.
Aluno
(a):_____________________________________________
1º) Utilizando um celular, Tamires produziu
uma figura e a enviou para 5 amigos por meio de um aplicativo de mensagens.
Posteriormente, cada um desses amigos de Tamires encaminhou essa figura para outros
5 amigos distintos. Por fim, cada um desses últimos amigos que recebeu a
figura, a encaminhou novamente para outros 5 amigos. Quantas pessoas, no total,
receberam a figura produzida por Tamires, sabendo que nenhum deles recebeu a
figura mais de uma vez?
a) 5.
b) 25.
c) 125.
d) 625.
2º) No condomínio onde Elisa mora há 6
prédios. Cada um desses prédios possui 6 andares, com 6 apartamentos. Sabendo
que todo apartamento desse condomínio tem 6 cômodos, pode – se afirmar que a
quantidade total de cômodos nesse condomínio é:
a) 4.6
b) 64
c) 46
d) 2 . 62^
Observe a Ordem das
operações
# Devemos resolver as operações que aparecem em uma expressão numérica,
na seguinte ordem:
1º) Potenciação e Radiciação
2º) Multiplicação e Divisão
3º) Soma e Subtração
2º) Multiplicação e Divisão
3º) Soma e Subtração
# Quando aparecer esses símbolos, iremos resolver a expressão da
seguinte forma:
1º) as operações que estão
dentro dos parênteses
2º) as operações que estão dentro dos colchetes
3º) as operações que estão dentro das chaves
2º) as operações que estão dentro dos colchetes
3º) as operações que estão dentro das chaves
3º) Resolva as expressões numéricas:
a) 87 + 7 . 85 - 120 =
b) 25 + 6 2 : 12 - √169 + 42 =
d) 5 . ( 64 - 12 : 4 ) =
e) 480 : { 20 . [ 86 -
12 . (5 + 2 ) ] 2 } =
f) - [ - 12 - ( - 5 + 3
) ] =
4º) Resolva a expressão numérica, e marque no
resultado correto.
a) {15
+ [(7 – 100:102) + (16:√4 – 4)]2 + 10}.3
a) 300
b) 345
c) 375
d) 500
5º) A respeito da resolução de expressões
numéricas, assinale a alternativa correta:
a) As operações devem ser feitas na ordem em
que aparecem.
b) É necessário calcular primeiro todas as
operações no interior dos parênteses na ordem em que elas aparecem.
c) A pessoa que realiza os cálculos escolhe a
ordem mais oportuna para eles.
d) Não existe ordem para realização dos
cálculos em uma expressão numérica.
e) As adições e subtrações são os últimos
cálculos na lista de prioridades das expressões numéricas.
6º) Analise a solução da expressão algébrica
abaixo e assinale a alternativa correta:
{(10·10
+ 4·11):12 – [(20 + 19·10):39 + 15]} + 50 =
{(100
+ 44):12 – [(39·10):39 + 15]} + 50 =
{144:12
– [390:39 + 15]} + 50 =
{12 –
[10 + 15]} + 50 =
{12 –
25} + 50 =
– 13
+ 50 =
37
a) A resolução está correta, nenhum erro foi
cometido.
b) A resolução está correta, mas por
coincidência, pois alguns erros foram cometidos.
c) A resolução está incorreta, o verdadeiro
resultado é 50.
d) A resolução está incorreta, pois foi feita
uma soma em vez de dar prioridade a uma multiplicação.
e) A resolução está incorreta, pois as
multiplicações devem ser feitas sempre depois das divisões.
7º) Margarida
viu no quadro-negro algumas anotações da aula anterior um pouco apagadas,
conforme mostra a figura a seguir. Qual número foi apagado?
a) 9
b) 10
c) 12
d) 13
8º) Qual das alternativas a seguir representa
um quinto do resultado desta expressão numérica:
[(64
– 16.4) + (48.10 – 180)].5
a) 270
b) 300
c) 350
d) 400
e) 410
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