segunda-feira, 6 de abril de 2020

Aula do 9º an0 - MATEMÁTICA - 02, 03, 06 / 04 / 2020.


Aulas referentes aos dias 02, 03 e 06 de abril de 2020.

"Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos".

Área do conhecimento: Matemática.
Objeto do conhecimento: Potências e Raízes.

Leitura do Livro Didático: páginas → 28, 29, 30, 31 e 38, 39, 40.

Vamos aprender mais sobre Potências e Raízes, clica nos links abaixo e assista as vídeos aulas.





Se desejar imprimir a atividade abaixo, clica no link.

                       PITÁGORAS II
“Estudar é abrir caminho para um futuro produtivo”
  Área de conhecimento – MATEMÁTICA.
  Objeto do Conhecimento – Potências e Raízes.
  Professora: Adriana Alexandre.
  Data: _____∕ _____∕ 2020.
  Aluno (a):_____________________________________________
1º) Utilizando um celular, Tamires produziu uma figura e a enviou para 5 amigos por meio de um aplicativo de mensagens. Posteriormente, cada um desses amigos de Tamires encaminhou essa figura para outros 5 amigos distintos. Por fim, cada um desses últimos amigos que recebeu a figura, a encaminhou novamente para outros 5 amigos. Quantas pessoas, no total, receberam a figura produzida por Tamires, sabendo que nenhum deles recebeu a figura mais de uma vez?
a) 5.
b) 25.
c) 125.
d) 625.

2º) No condomínio onde Elisa mora há 6 prédios. Cada um desses prédios possui 6 andares, com 6 apartamentos. Sabendo que todo apartamento desse condomínio tem 6 cômodos, pode – se afirmar que a quantidade total de cômodos nesse condomínio é:
a) 4.6
b) 64
c) 46
d) 2 . 62^
Observe a Ordem das operações
# Devemos resolver as operações que aparecem em uma expressão numérica, na seguinte ordem:
1º) Potenciação e Radiciação
2º) Multiplicação e Divisão
3º) Soma e Subtração
# Quando aparecer esses símbolos, iremos resolver a expressão da seguinte forma:
1º) as operações que estão dentro dos parênteses
2º) as operações que estão dentro dos colchetes
3º) as operações que estão dentro das chaves

3º) Resolva as expressões numéricas:

a) 87 + 7 . 85 - 120 =





b) 25 + 6 2 : 12 - √169 + 42 =











d) 5 . ( 64 - 12 : 4 ) =










e) 480 : { 20 . [ 86 - 12 . (5 + 2 ) ] 2 } =










f) - [ - 12 - ( - 5 + 3 ) ] =









4º) Resolva a expressão numérica, e marque no resultado correto.
a) {15 + [(7 – 100:102) + (16:√4 – 4)]2 + 10}.3
a) 300
b) 345
c) 375
d) 500







5º) A respeito da resolução de expressões numéricas, assinale a alternativa correta:
a) As operações devem ser feitas na ordem em que aparecem.
b) É necessário calcular primeiro todas as operações no interior dos parênteses na ordem em que elas aparecem.
c) A pessoa que realiza os cálculos escolhe a ordem mais oportuna para eles.
d) Não existe ordem para realização dos cálculos em uma expressão numérica.
e) As adições e subtrações são os últimos cálculos na lista de prioridades das expressões numéricas.

6º) Analise a solução da expressão algébrica abaixo e assinale a alternativa correta:
{(10·10 + 4·11):12 – [(20 + 19·10):39 + 15]} + 50 =
{(100 + 44):12 – [(39·10):39 + 15]} + 50 =
{144:12 – [390:39 + 15]} + 50 =
{12 – [10 + 15]} + 50 =
{12 – 25} + 50 =
– 13 + 50 =
37
a) A resolução está correta, nenhum erro foi cometido.
b) A resolução está correta, mas por coincidência, pois alguns erros foram cometidos.
c) A resolução está incorreta, o verdadeiro resultado é 50.
d) A resolução está incorreta, pois foi feita uma soma em vez de dar prioridade a uma multiplicação.
e) A resolução está incorreta, pois as multiplicações devem ser feitas sempre depois das divisões.

7º) Margarida viu no quadro-negro algumas anotações da aula anterior um pouco apagadas, conforme mostra a figura a seguir. Qual número foi apagado?

a) 9
b) 10
c) 12
d) 13





8º) Qual das alternativas a seguir representa um quinto do resultado desta expressão numérica:
[(64 – 16.4) + (48.10 – 180)].5
a) 270
b) 300
c) 350
d) 400
e) 410

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