segunda-feira, 6 de abril de 2020

Aula 8º ano - MATEMÁTICA - 03 e 06 / 04 / 2020.


Aulas referentes aos dias 03 e 06 de abril de 2020.


"Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos"

Área do conhecimento: Matemática.
Objeto do conhecimento: - Bissetriz de um ângulo.
                                              - Mediatriz de um segmento de reta.

Leitura do Livro Didático: páginas → 43, 44, 45, 46 e 47.

Vamos aprender mais sobre os ângulos, clica nos links abaixo e assista as vídeos aulas.





                       PITÁGORAS II
“Estudar é abrir caminho para um futuro produtivo”
  Área de conhecimento – MATEMÁTICA.
  Objeto do Conhecimento – Ângulos.
  Professora: Adriana Alexandre.
  Data: _____∕ _____∕ 2020.
  Aluno (a):_____________________________________________


1º) ( Enem – MEC) Rotas aéreas são como pontes que ligam cidades, estados ou países. O mapa a seguir mostra os estados brasileiros e a localização de algumas capitais identificadas pelos números. Considere que a direção seguida por um avião AI que partiu de Brasília – DF, sem escalas, para Belém, no Pará, seja um segmento de reta com extremidades em DF e em 4.
Suponha que um passageiro de nome Carlos pegou um avião AII, que seguiu a direção que forma um ângulo de 135º graus no sentido horário com a rota Brasília – Belém e pousou em alguma das capitais brasileiras. Ao desembarcar, Carlos fez uma conexão e embarcou em um avião AIII, que seguiu a direção que forma um ângulo reto, no sentido anti-horário, com a direção seguida pelo avião AII ao partir de Brasília-DF. Considerando que a direção seguida por um avião é sempre dada pela semirreta com origem na cidade de partida e que passa pela cidade destino do avião, pela descrição dada, o passageiro Carlos fez uma conexão em
a) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Curitiba.
b) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Salvador.
c) Boa Vista, e em seguida embarcou para Porto Velho.
d) Goiânia, e em seguida embarcou para o Rio de Janeiro.
e) Goiânia, e em seguida embarcou para Manaus.
2º) Para uma atividade na aula de matemática, Arnaldo desenhou em uma folha dois ângulo de 48º. Em seguida, trocou a folha com Pedro, que desenhou um ângulo complementar a um dos ângulos desenhados por ele, e um ângulo suplementar ao outro. Quais são respectivas medidas dos ângulos complementar e do ângulo suplementar desenhados por Pedro?
a) 48º e 96º.
b) 90º e 180º.
c) 42º e 132º.
d) 138º e 228º.

3º) Denhece os ângulos abaixo e trace a sua bissetriz.
a) 80º.





b) 150º.





4º) Com uma régua, trace um segmento de retas AB com 9 cm e resolva os itens a seguir.
a) Marque M, ponto médio (meio) do segmento de reta AB.





b) Trace uma reta r, mediatriz do segmento de reta AB.





c) Qual é a medida do segmento de reta AM? E do segmento de reta BM?
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d) Quais são as medidas dos ângulos formados entre o segmento de reta AB e a reta r?
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➽ Se desejar imprimir a atividade acima clica no link a baixo.

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