Aulas referentes aos dias 03 e 06 de abril de 2020.
"Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos"
Área do conhecimento: Matemática.
Objeto do conhecimento: - Bissetriz de um ângulo.
- Mediatriz de um segmento de reta.
Leitura do Livro Didático: páginas → 43, 44, 45, 46 e 47.
Vamos aprender mais sobre os ângulos, clica nos links abaixo e assista as vídeos aulas.
PITÁGORAS II
“Estudar é abrir caminho para um futuro
produtivo”
Área de conhecimento – MATEMÁTICA.
Objeto
do Conhecimento – Ângulos.
Professora: Adriana Alexandre.
Data: _____∕ _____∕ 2020.
Aluno
(a):_____________________________________________
1º) ( Enem –
MEC) Rotas aéreas são como pontes que ligam cidades, estados ou países. O mapa
a seguir mostra os estados brasileiros e a localização de algumas capitais
identificadas pelos números. Considere que a direção seguida por um avião AI
que partiu de Brasília – DF, sem escalas, para Belém, no Pará, seja um segmento
de reta com extremidades em DF e em 4.
Suponha que um
passageiro de nome Carlos pegou um avião AII, que seguiu a direção que forma um
ângulo de 135º graus no sentido horário com a rota Brasília – Belém e pousou em
alguma das capitais brasileiras. Ao desembarcar, Carlos fez uma conexão e
embarcou em um avião AIII, que seguiu a direção que forma um ângulo reto, no
sentido anti-horário, com a direção seguida pelo avião AII ao partir de
Brasília-DF. Considerando que a direção seguida por um avião é sempre dada pela
semirreta com origem na cidade de partida e que passa pela cidade destino do
avião, pela descrição dada, o passageiro Carlos fez uma conexão em
a) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Curitiba.
b) Belo Horizonte, e em
seguida embarcou para Salvador.
c) Boa Vista, e em seguida embarcou para Porto Velho.
d) Goiânia, e em seguida
embarcou para o Rio de Janeiro.
e) Goiânia, e em seguida
embarcou para Manaus.
2º)
Para uma atividade na aula de matemática, Arnaldo desenhou em uma folha dois
ângulo de 48º. Em seguida, trocou a folha com Pedro, que desenhou um ângulo
complementar a um dos ângulos desenhados por ele, e um ângulo suplementar ao
outro. Quais são respectivas medidas dos ângulos complementar e do ângulo
suplementar desenhados por Pedro?
a)
48º e 96º.
b)
90º e 180º.
c)
42º e 132º.
d)
138º e 228º.
3º)
Denhece os ângulos abaixo e trace a sua bissetriz.
a) 80º.
b)
150º.
4º)
Com uma régua, trace um segmento de retas AB com 9 cm e resolva os itens a
seguir.
a)
Marque M, ponto médio (meio) do
segmento de reta AB.
b)
Trace uma reta r, mediatriz do
segmento de reta AB.
c)
Qual é a medida do segmento de reta AM? E do segmento de reta BM?
___________________________________________________________
d)
Quais são as medidas dos ângulos formados entre o segmento de reta AB e a reta r?
___________________________________________________________
➽ Se desejar imprimir a atividade acima clica no link a baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário