AULAS DA SEMANA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETO DO CONHECIMENTO: Análise linguística - Tipos de frases e a condição discursiva
PROFESSORA: Maria Arlenilsa
DATAS: 22 e 24/04
Vamos começar a nossa aula?
Os tipos de frases e a entonação
Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.
A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.
Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.
Pontuação e entonação da voz.
A frase caracteriza-se por possuir uma curva melódica, portanto há uma entonação da voz que lhe dá vida, ou seja, um conjunto de palavras que transmita a vontade do enunciador num momento de comunicação.
Para isso, a pontuação se faz muito necessária.
A frase deve iniciar-se por letra maiúscula e o seu final é marcado por um sinal de pontuação. Nos finais das frases escritas, os sinais usados são:
[.] ponto final – usado para finalizar frases declarativas, afirmativas ou negativas.
[?] ponto de interrogação – usado para marcar frases interrogativas, marcando perguntas.
[!] ponto de exclamação – usado no final de frases que indicam surpresa, admiração, ordem, pedido, espanto etc.
[…] reticências – pontuação que indica um momento de hesitação, interrupção de pensamento.
Acesse o link abaixo e veja o resumo sobre cada um dos tipos de frases.
As frases a condição discursiva.
Pode-se compreender por condição discursiva o componente da interação verbal que regula o direito à palavra isto é, corresponde ao momento de fala de cada interlocutor no ato de fala, ou seja, na interlocução.
Analise o texto acima, veja a troca de momentos no ato de fala entre os personagens!
O tempo de expressão representa a condição discursiva.
AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO- Leia as páginas 100 e 101 ( Lívro didático de Língua Portuguesa)
EXERCITANDO - Responda as questões propostas nas páginas 102 a 107. (Livro de Português)
TIPOS DE FRASE E AS PONTUAÇÕES 6º ANO
Responda a atividade proposta!
1.Classifique as frases em interrogativa, exclamativa, afirmativa e
imperativa.
a) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor. _____________________
b) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor? _____________________
c) Jovens, ajudem a construir um mundo melhor._______________________
d) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor! _____________________
2. Os tipos de frase variam consoante a intenção comunicativa do
emissor.
Indique o tipo de frase que
se utiliza para...
...dar informações
__________________
...pedir esclarecimentos____________________
...dar uma ordem __________________
...mostrar um grande espanto _________________
...fazer apelos_ __________________
...manifestar uma grande emoção _________________
3. Os tipos não se combinam entre si, mas combinam-se com as diferentes
formas.
Complete o quadro seguinte, pondo
um X na coluna correspondente.
TIPO
|
FORMA
|
|||||
Int.
|
Excl.
|
Decl.
|
Imp.
|
Neg.
|
Afirm.
|
|
Escrevam um texto sobre a guerra e a
paz.
|
||||||
É muito difícil!
|
||||||
Eu não sou capaz, professora!
|
||||||
Toda a gente é capaz.
|
||||||
Querer é poder!
|
||||||
Evitem os erros ortográficos.
|
||||||
Não se esqueçam dos sinais de pontuação!
|
||||||
A professora fez um pedido aos
alunos.
|
4) Construa frases a partir do modelo.
Você sabe o que é a
felicidade.
________________________________________________________
(interrogativa /
afirm.)
________________________________________________________
(interrogativa /
neg.)
________________________________________________________
(exclamativa /
afirm.)
________________________________________________________
(exclamativa /
neg.)
________________________________________________________
5) Com os vocábulos e sinais de pontuação do retângulo,
construa três frases:
Você
amigo
abandone
o um
vencer amigo
Um a
Não
teu
tem
ajuda amigo
solidão
? . !
|
inter./ neg.
_______________________________________________________
imp./ neg.
_______________________________________________________
excl./afirm.
_______________________________________________________
Pai não entende nada
_ Um biquíni novo?
_ É, pai.
_ Você comprou um no ano passado!
_ Não serve mais, pai. Eu cresci.
_ Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15.
Não cresceu tanto assim.
_ Não serve, pai.
_ Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
_ Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
(Luis Fernando Veríssimo)
6. Complete o quadro com frases do texto “Pai não entende nada”.
Tipos de frase
|
Frase do texto
|
Pontuação
utilizada
|
Declarativa
|
||
Interrogativa
|
||
Exclamativa
|
||
Imperativa
|
7. Relacione as colunas.
(A) declarativa
(B) exclamativa
(C) interrogativa
(D) imperativa
(E) optativa
(A) declarativa
(B) exclamativa
(C) interrogativa
(D) imperativa
(E) optativa
( ) Saia agora
mesmo.
( ) Você quer ir ao teatro?
( ) Não poderei acompanhá-lo.
( ) Como estou satisfeito com o meu presente! ( ) Gosto muito de
vocês.
( ) Você não participou da gincana?
( ) Boa sorte.
8. Organize as frases de modo que dê sentido e, depois, indique a que tipo de frase pertence cada uma.
a) Povo ouviram de brado margens do um Ipiranga as retumbante plácidas heroico o.
b) Verbos frases aquelas verbais que são contêm.c) Aquelas não que nominais verbos são frases contêm.d) Escola Teixeira esta chama-se Luciana.
RECADINHO IMPORTANTE!
Logo mais enviarei o link para o acesso aos arquivos da:
- Revisão de conteúdo
- Correção de atividades
https://www.youtube.com/watch?v=KkAG4DDVG3o
https://www.youtube.com/watch?v=LN7GXLQ38Mo&t=857s
Nenhum comentário:
Postar um comentário