sexta-feira, 24 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO


7º ANO- AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa 
OBJETO DO CONHECIMENTO: Análise Linguística - Classificação Pronominal 
PROFESSORA: Maria Arlenilsa

Bom dia!

ATIVIDADE GRAMATICAL – USO DOS PRONOMES

Vamos praticar um pouco!

Acesse o link abaixo e veja explicação divertida sobre os pronomes e suas classificações!
https://www.youtube.com/watch?v=C7bRtQ7m__M

Sabendo que os pronomes apresentam muitas classificações, fique atento e execute as questões propostas abaixo.

1 – Substitua o sujeito das frases por um pronome pessoal do caso reto.
a – A professora pediu o caderno de redação para corrigir.
b – Minha amiga e eu perdemos a primeira aula.
c – Meu colega chorou hoje à tarde.
d – Minha cunhada e a tia dela foram à igreja ontem.
e – João e Antônio não são mais sócios.

2 – Substitua o pronome pessoal pelo pronome oblíquo adequado.
a - Encontrei minha mãe na praça.
b - Encostei minha cabeça no ombro de minha avô.
c - Peguei minha bicicleta no conserto hoje.
d - Eu joguei o lixo fora.

3 – Use os pronomes abaixo para completar as frases abaixo.
Comigo -  me – nos – mim
a – Ela escolheu as flores para........
b – Ele pretende ir ao supermercado.......
c – Foi você quem.....contou a história certa.
d– Você preferiu advertir -..... em vez de seguir com a acusação.

4 – Complete com pronomes indefinidos.
a - ...... passa nesse tipo de concurso.
b - ......aconteceu de importante na semana passada.
c - ......sabe explicar como aconteceu o acidente.
d- Há .....mal nisso?

5 – complete as frases com os seguintes pronomes demonstrativos.
Este, aquele, o, a, esta
A - ........jornal que estou recortando é tão interessante!
B – Tenho muito .... que fazer.
C – Eu sou .....que sempre te ajuda.
D - .......garoto que foi embora se parece com ....  da revista.



6- Leia este resumo de filme, completando-o com os pronomes a seguir:

S(lo - sua- meus- ele- seus)




O ano em que _________ pais saíram de férias                                       

2006 – 105 min – Direção Caio Hamburguer

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, _________ vida muda completamente, já que _________ pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ___________. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá- _________ com o avô paterno (Paulo Autran). Porém, o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha de ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro.

 7.  O pronome “lo” se refere:
a) ao avô materno.
b) ao vizinho do avô de Mauro.
c) ao Mauro.
d) ao velho judeu solitário.

8. O pronome “meus” indica:
a) afetividade
b) posse
c) ênfase
d) prioridade


VAMOS ESTUDAR O GÊNERO!

Dê continuidade  na realização da atividade proposta nas aulas anteriores- (páginas 92 à 95)

TRABALHO


No livro didático, nas páginas 96 e 97 há indicação para uma proposta de trabalho individual, leia com atenção, seguindo as orientações descritas.
Faça uma pesquisa sobre os personagens lendários do nosso folclore, escolha um deles.
Após escolher apresente-o por meio de um vídeo ilustrando a história desse personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário