terça-feira, 14 de abril de 2020

HISTÓRIA 7ºANO

HISTÓRIA 7º ANO

AULA REFERENTE AO DIA 14/04/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO LIVRO DAS AULAS DO DIA 24 e 26

UMA VISÃO DE MUNDO RENOVADA

PÁG. 44

1- Humanismo foi um movimento que ocorreu na Europa a partir do século XIV, que buscava inspiração na Antiguidade clássica e se caracterizou pela visão de mundo antropocêntrico e pela busca do conhecimento sobre o ser humano e a natureza por meio da observação crítica  e da valorização da razão.

2- A invenção da prensa tipos móveis permitiu mais rapidez na reprodução e na circulação de livros  na Europa o que incentivou a tradução de obras clássicas para as línguas vernáculas e permitiu a disseminação  das novas formas de pensamento e de visão de mundo da época.

3- Em razão da prosperidade do comércio e das atividades financeiras, as cidades de Veneza, Florência, Gênova e Antuérpia tornaram-se importante centros culturais, que ostentavam seu poder por meio do patrocínio às artes.

4- a- Resposta pessoal

b- Apesar do controle social exercido sobre as mulheres no começo da Idade Moderna, algumas foram protagonistas na produção cultural do movimento renascentista, seja como mecenas, seja como artistas.

c- Resposta pessoal

5- a- O texto trata da individualidade, isto é, da singularidade dos indivíduos em relação à sociedade.

b- A forma comunitária, que, segundo  o autor, fazia desaparecer traços pessoais e a singularidade própria de cada um.

c- Sim. Além das roupas, os indivíduos europeus mais ricos do período patrocinavam artistas que criassem obras de arte e arquitetônicas com exclusividade, revelando o desejo de se destacar entre os demais membros da sociedade.


PÁG. 45

1- Burke critica a concepção de Renascimento como um período de ouro, caracterizado pelas ideias de individualismo e modernidade, em contraposição ao período medieval.

2- Porque os comportamentos, as crenças e as ideias atribuídas aos renascentistas eram muito próximos dos valores medievais.

3- A ideia de "modernidade também pode ser contestada, pois, no contexto humanista, apresenta uma tentativa de contraposição aos valores medievais , considerados ultrapassados. Existe uma intenção nessa diferenciação, que pode ser muito mais ideológica que concreta. como pode ser observado no texto de Peter Burke, os renascentistas apresentavam muitas características em comum com as pessoas da Idade Média, logo não eram tão modernos afirmavam ser.

4- Resposta pessoal.

A REFORMA PROTESTANTE

PÁG. 50

1- Indulgência era o perdão concebido pela Igreja católica aos pecados cometidos por seus féis. Elas geravam polêmicas, pois eram concedidas mediante pagamento de vultuosas somas de dinheiro, como uma mercadoria, sem que houvesse qualquer arrependimento por parte do pecador.

2- Alternativas e A e D

3- Tanto Calvino como Lutero rejeitavam a autoridade do papa, a adoração aos santos e vários dos sacramentos católicos. Defendiam que os fiéis somente poderiam conhecer a palavra divina ela Bíblia. A ideia de que só  a fé salva também é característica dos líderes, mas, para Calvino, as pessoas já nasceram predestinadas ao céu ou ao inferno.

4- Desde o século XIV, alguns dogmas da Igreja católica eram questionados em decorrências dos movimentos culturais da época, como o Humanismo e o Renascimento.
A partir do século XV  a invenção da prensa de tipos móveis permitiu maior produção de livros na Europa e a publicação de obras em línguas vernáculas, tornando mais fácil a disseminação dos textos bíblicos e o acesso direto das pessoas a esses textos, sem a necessidade de mediação dos sacerdotes católicos.

5- Luteranismo. Norte da Europa: Sacro Império Romano- Germânico, Dinamarca, Noruega, Suécia e Prússia. Calvinismo: Escócia, Países Baixos, Suíça e algumas regiões da França.

6- a- Lutero defendia que era preciso cautela cm aqueles que diziam que a  indulgência era capaz de fazer uma pessoa se reconciliar com Deus.

b- Porque para ele bastava o arrependimento sincero para se obter a remissão de pena e culpa.

c- Lutero afirmava que esse  auxilio era uma ação mais valiosa do que a compra de indulgências, pois ao praticá-la o cristão poderia tornar-se uma pessoa melhor. 

7- a- As autoridades seculares começaram a contestar os privilégios e o poder da Igreja.

b- As terras, as propriedades da Igreja católica e a maior concentração de poder.

 
PÁG. 51

1- No sermão luterano, o púlpito é simples e o pastor e os fiéis ostentam suas Bíblias. Já no sermão católico, o púlpito é ornamentado, ninguém utiliza a Bíblia e grande parte do público carrega rosários longos e vistosos nas mãos.

2- Resposta pessoal

3- A gravura de Georg Pencz representa os luteranos lendo a Bíblia, prática elogiada por Calvino. Em vez de ater-se às palavras do pastor durante os sermões, os luteranos e os calvinistas pregavam o estudo da Bíblia.

4- Resposta pessoal.

A CONTRARREFORMA

PÁG. 57

1- A Contrarreforma foi um conjunto de medidas tomadas pela Igreja católica para reafirmar seus princípios e impedir os avanços da Reforma Protestante.

2- No Concilio de Trento foram reafirmados o livre-arbítrio; autoridade do papa; os sete sacramentos ( batismo, crisma, penitência, eucaristia, extrema-unção, ordenação sacerdotal e matrimônio); o culto a Virgem Maria e aos santos; e a obrigação do clero de manter o celibato . O Concílio também determinou a publicação do catecismo e a fundação de seminários, e aboliu a venda de indulgências, sendo esta última decisão uma contemplação das críticas protestantes.

3- a- Resposta pessoal.

b- Espera-se que os alunos reconheçam a responsabilidade do Estado ( laico ) nos julgamentos do Brasil no tempo presente.

c- Resposta pessoal

4- a- " Na sessão anterior, falou o inquisidor, lhe dissemos que seu espírito aparecia no processo cheio de certos humores e de má doutrina, mas o Santo Tribunal deseja que o senhor termine de revelar seu pensamento."

b- " Tudo pertence à Igreja e aos padres. Eles arruínam os pobres. Se têm dois campos arrendados, esses são da Igreja, de tal bispo ou de tal cardeal."

5- Resposta pessoal.

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS

PÁG. 69

1- A rica burguesia, interessada em padronizar leis e impostos e em conquistar novos mercados, passou a apoiar governos centralizados e a investir nas monarquias, disponobilizando capital para financiar empreendimentos e formar exércitos.

2- Devido à tentativa do rei de aumentar impostos e de confiscar terras, na Inglaterra ocorreu uma revolta da nobreza, que acabou por restringir os poderes do rei com assinatura da Magna Carta.

3- a- O Estado moderno é caracterizado pelo poder politico centralizado na figura do rei, que conta com aparelho administrativo unificado e exército próprio.

b- Semelhanças: o poder centralizado na figura de um governante único. Diferença: o fato de no Brasil atual o cargo executivo ser ocupado por um presidente, em vez de um rei.

4- Resposta pessoal

5- Os versos se referem à consolidação do território português. A canção pede à Senhora do Almurtão que vire as costas a Castela.

6- a- A centralização do poder político na figura do rei Guilherme, o Conquistador.

b- Uma das medidas adotadas por Guilherme, o Conquistador, para unificar os reinos sob sua liderança foi a padronização das moedas em circulação no reino. Como é possível observar na imagem, a moeda traz o rosto do rei, simbolizando seu poder sobre as atividades comerciais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário