Na nossa última aula aprendemos sobre o pretérito imperfecto, que se refere a tempos passados, mas se destaca por indicar uma ação habitual ocorrida no passado, mas que pode perdurar até o presente. Começaremos nossa aula fazendo a correção das atividades das páginas 38 e 39.
LENGUA! Página 38
Escreva a que verbos se referem as opções conjugadas.
ESCONDIÁN - esconder HACÍAN - hacer
AYUDABA - ayudar IBA - ir
CAZABA - cazar JUGABA - jugar
CONTABA - contar LLEVABA
ERA/ERAS - ser PODIA - poder
GUSTABA - gustar SABÍA - saber
HABÍA - haber TENÍA -
PRACTIQUEMOS! Páginas 38 e 39.
1) Sublinhe os verbos que correspondam para completar as frases do texto.
TEXTO LAS ARRUGAS
São os seguintes verbos: era, fijó, tenía, sonrió, aparecieron, aprendí, enseñaba, guardaba, aprendió, decía, mostraba, parecía, acudía, descubrió.
2) Leia o texto y marque os verbos que estão no passado. Qual o tempo passado foi usado?
TEXTO - EL COCHETE DE PAPEL
São os seguintes verbos: había, era, tenía, podía, descubrió, contenía, se apenó, comenzó, recogió, se dedicó, fue, parecía, disfrutaba, visitó, le propusó, le volvió, aceptó, echaba, sentía, se dio, jugaba, creció, convirtió.
Qual o tempo passado foi usado?
No conto foram usados pretérito perfecto simples e pretérito imperfecto.
TAREFA
Soy ciudadano - páginas 40 e 41
VOLUNTARIADO CON PERSONAS MAYORES PARA COMPARTIR SU SOLEDAD
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/vivarte-casa-de-repouso-em-contagem-cria-clima
PRACTIQUEMOS! Página 40 e 41
Respondam somente a questão de número 2.
2) Busque no dicionário de Língua Espanhola o significado dos verbos que estão em negrito e depois, escreva uma frase diferente com cada um deles.
3) Pesquise e respondam no seu caderno pelos menos duas diferentes possibilidades de ajuda a pessoas idosas. Depois gravem um áudio (em português) sobre o resultado de sua pesquisa e envie para mim.
¡Hasta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário