AULA 1 - SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE
O signo linguístico ( palavra) é composto de duas partes chamadas SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO
1. Significante: parte física da palavra( grafia + som).
2. Significado: conceito transmitido pelo significante.
Exemplo:
Observe que a mulher da charge não sabe o significado de "recíproco"; assim temos o significante RECÍPROCO , cujo significado não é mencionado, mas sabemos que é "igualmente"
Exemplo:
Observe que a mulher da charge não sabe o significado de "recíproco"; assim temos o significante RECÍPROCO , cujo significado não é mencionado, mas sabemos que é "igualmente"
Podemos ter um significante com mais de um significado.Nesse caso, temos polissemia da linguagem( poli= vários; semia= significado)
Manga: fruto da mangueira.
Manga: parte de uma peça de roupa.
Salsa: tipo de tempero
Salsa: tipo de dança
1. No livro de produção textual leia as páginas e 21 e faça as anotações necessárias no seu caderno.
2. Assista a vídeo aula de Linguista: Signos Linguísticos sobre a explicação do Significado e Significante.
3. Descreva a diferença entre significado e significante no seu caderno.
AULA 2 - POLISSEMIA
1. Leia as frases com sentidos diferentes e escrevam o que cada uma quer dizer baseado na palavra destacada.
1. A costureira não mais conseguia enfiar a linha na agulha.
2. As linhas do metrô foram desviadas por causa das obras.
3. O cantor, apesar de vaiado, não perdeu a linha.
5. Não consigo acompanhar sua linha de raciocínio.
6. Aquele antigo carro saiu de linha há muitos anos.
7. Ele nunca tinha ouvido o canto do Bem-te-vi.
8. No canto da sala há uma lixeira.
9. Esperamos o bom tempo para poderemos colher as frutas.
10. Colher é um utensílio culinário utilizado na alimentação.
11. Rio sempre quando você me conta essa piada.
12. O rio Amazonas é o maior do mundo em extensão.
2.
Observe os verbetes retirados do dicionário
Terra ter.ra
sf (lat terra) 1 O planeta em que habitamos. 2 A parte sólida desse planeta, não ocupada pelo mar. 3 A superfície da parte sólida do mesmo planeta, onde crescem os vegetais. 4 Solo, chão. 5 Terra solta, pó, poeira. 6 Lugar ou localidade onde se nasceu ou onde se habita. 7 Povoação, localidade, cidade, vila ou aldeia. 8 Campo, terreno, planície. 9 Domínio, propriedade, fazenda, herdade.
FONTE: www.michaelis.uol.com.br
Acordar a.cor.dar
(lat accordare) vtd, vti e vint 1 Despertar alguém, interrompendo-lhe o sono: O toque de alvorada não acordou o soldado. Acordara de um sonho luminoso. Você acordou sobressaltado. vtd e vti 2 Animar, avivar, excitar: A música acorda os sentimentos. "A fragilidade dos meios de resistência de um povo acorda nos vizinhos mais benévolos veleidades inopinadas" (Rui Barbosa). vtd e vpr 3 Lembrar(-se), trazer à memória: Estas serras acordam minha infância. Acordar-se de velhas mágoas. vtd e vti 4 Ajustar, combinar, concertar: "Acordaram deferir o diadema ao que mais justo fosse" (Mário Barreto). Acordaram eles em repartir os lucros do negócio. vtd 5 Afinar, pôr em harmonia ou consonância (instrumentos). vti 6 Recobrar os sentidos, volta r a si: Ele agora ac orda do seu habitual l etargo. vtd 7 Acomodar , conciliar: "Acorda r o texto com o pens amento" (Rui B arbosa). vpr 8 Harmonizar-se , reconciliar-se, pô r-se de acordo: Intr ansigentes ambos, não se podiam acordar. A ntôn: desacordar, ad ormecer, desafinar, desconcertar, discorda r, divergir.
FONTE: www.michaelis.uol.com.br
A respeito dos verbetes apresentados anteriormente, responda no seu caderno.
1ª) Observe os significados da palavra “terra”. É correto afirmar que eles têm algo em comum entre si? Justifique.
2ª) Observe, agora, os significados de “acordar”. É correto afirmar que eles têm algo em comum entre si? Justifique.
3. Leia Uma matéria publicada pela revista Língua Portuguesa, que trata da origem de algumas palavras.
Agora faça o download desse texto para visualiza-lo melhor nesse endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes
1) Após ler o texto da reportagem, responda: o que significa dizer que “as palavras têm história”? Fundamente sua resposta fazendo referência a exemplos do texto.
2) Segundo o texto, é correto interpretar que os significados que uma palavra adquire ao longo do tempo são previsíveis? Por quê?
3) Reflita sobre a seguinte questão: será que um dicionário consegue sempre registrar todos os significados de uma mesma palavra? Dê sua opinião.
ATENÇÃO: LIVRO USADO ESSE MÊS VOCÊ PODE ACESSAR EM PDF CLICANDO Aqui https://drive.google.com/file/d/1Oal110N9inx1F29F8pdWexrfV7ipEFHg/view?usp=sharing
Até a próxima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário