MECANISMOS REPRODUTIVOS EM PLANTAS E ANIMAIS
A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.
Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus genitores. Esse tipo de reprodução geralmente se dá por brotamento, quando determinada região do corpo do indivíduo cresce e depois se desprende, tornando-se um novo indivíduo; por fragmentação, caso em que o corpo do animal se parte e cada um dos pedaços se regenera independentemente, dando origem a novos indivíduos; ou por divisão binária, o indivíduo se divide originando dois indivíduos idênticos.
Reprodução assexuada por brotamento nas esponjas. |
Reprodução sexuada por fissão nas planárias.
Divisão binária nas amebas. |
Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas. Geralmente, metade das características dos descendentes é oriunda do gameta masculino, e outra metade, do feminino. Ela tem como uma de suas vantagens a variabilidade genética, visto que os gametas de um mesmo indivíduo apresentam-se distintos entre si.
Nesse tipo reprodutivo, a fecundação pode ser tanto externa quanto interna e, nesse primeiro caso, a quantidade de gametas produzidos pela geração parental tende a ser bem maior.
Fecundação externa, ocorre fora do corpo da fêmea. |
Fecundação interna - ocorre dentro do corpo da fêmea. |
- Vídeo complementar acessar:
- https://www.youtube.com/watch?v=8_bvTiJO4u4
- https://www.youtube.com/watch?v=KMvSlXcVM_c
- Pesquisar e fazer um resumo sobre outros tipos de reprodução assexuada: Esporulação, partenogênese, divisão múltipla e propagação vegetativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário