CONTEÚDOS REFERENTES AO MÊS DE ABRIL
AULA 8º ANO– LÍNGUA
PORTUGUESA – 24, 26 E 27 DE MARÇO.
COMPONENTE CURRICULAR:
Língua Portuguesa
DATA: 24, 26 e 27 de
março
8º ANO- CAPÍTULO 2 – Livro de Língua
Portuguesa
LEITURA
Capítulo
2-
POR DENTRO DO TEXTO DRAMÁTICO (páginas 60 a 62)
Apresentação do conteúdo: Aproximação
Gênero textual – Texto
teatral
COMPREENDENDO
O GÊNERO – TEXTO TEATRAL
O
texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que
o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo
representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma
sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação,
clímax e desfecho.
A história em si é retratada pelos atores por
meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva
interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a
todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.
Pelo fato de o texto teatral ser representado e
não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente
mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por
meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a
valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia,
gestos e outros elementos ligados à postura corporal.
A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.
A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.
No
intuito de aplicarmos todos estes pressupostos teóricos à prática, analisaremos
alguns fragmentos da peça intitulada
O Pagador de
Promessas, de Dias Gomes:
Bonitão:
- Não falei por mal. Eu também sou meio devoto. Até uma vez fiz promessa pra Santo Antônio...
- Não falei por mal. Eu também sou meio devoto. Até uma vez fiz promessa pra Santo Antônio...
Zé:
- Casamento?
Bonitão:
- Não, ela era casada.
Zé:
- E conseguiu a graça?
Bonitão:
- Consegui. O marido dela passou uma semana viajando.
Zé:
- E o senhor pagou a promessa?
Bonitão:
- Não, pra não comprometer o santo."
Rosa:
- E pra você não se sujar com a santa, eu vou ter que dormir no chão, "no hotel do padre". (Olha-o com raiva e vai deitar-se num dos degraus da escada da igreja).
E se tudo isso ainda fosse por alguma coisa que valesse a pena...
Zé:
- Você podia não ter vindo. Quando eu fiz a promessa, não falei em você, só na cruz.
Rosa:
- Agora você diz isso. Dissesse antes...
Zé:
- Não me lembrei. Você também não reclamou...
Rosa:
-Sou sua mulher. Tenho que ir pra onde você for...
{...}
Após a leitura veja um trecho da obra de forma oral,
acessando o link abaixo:
Ao compreender o conceito
do gênero proposto para estudo e de verificar um exemplo de texto teatral oral,
faça o que se propõe a seguir.
FAÇA A LEITURA DOS TEXTOS ABAIXO:
Texto 1- Duplo assalto (Max Nunes) - (página- 63-
livro de Língua Portuguesa)
Após a leitura realize a atividade – Desvendando os
segredos do texto (páginas 64 e 65).
Ao ler o texto analise que a função social do mesmo é
imitar situações reais e por meio desta imitação nos fazer perceber nossas
ações enquanto seres sociais.
Leia mais um texto teatral e em seguida realize a
compreensão através da interpretação da proposta.
Texto 2- Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) – (páginas
66 e 67).
Compreensão textual- Desvendando os segredos do texto.
(Páginas 68 a 73)
Após a execução das atividades assista a peça de Osman
Lins, transformada em filme;
Reflita sobre a diferença existente entre o texto
teatral escrito e sua execução através da oralidade.
Acesse o link e assista ao filme.
Faça um breve resumo da compreensão acerca do gênero
textual – Texto Teatral. Em seguida construa um enredo (em no mínimo 20 linhas)
do filme “Lisbela e o prisioneiro).
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