domingo, 29 de março de 2020

8º ANO LÍNGUA PORTUGUESA – 24, 26 E 27 DE MARÇO.


CONTEÚDOS REFERENTES  AO MÊS DE ABRIL

AULA 8º ANO– LÍNGUA PORTUGUESA – 24, 26 E 27 DE MARÇO.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
DATA: 24, 26 e 27 de março

8º ANO-  CAPÍTULO 2 – Livro de Língua Portuguesa

LEITURA
Capítulo 2- POR DENTRO DO TEXTO DRAMÁTICO (páginas 60 a 62)
Apresentação do conteúdo: Aproximação
Gênero textual – Texto teatral



COMPREENDENDO O GÊNERO – TEXTO TEATRAL
O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.
Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.
No intuito de aplicarmos todos estes pressupostos teóricos à prática, analisaremos alguns fragmentos da peça intitulada 

O Pagador de Promessas, de Dias Gomes:
Bonitão:
- Não falei por mal. Eu também sou meio devoto. Até uma vez fiz promessa pra Santo Antônio...

Zé:
- Casamento?

Bonitão:
- Não, ela era casada.

Zé:
- E conseguiu a graça?

Bonitão:
- Consegui. O marido dela passou uma semana viajando.

Zé:
- E o senhor pagou a promessa?

Bonitão:
- Não, pra não comprometer o santo."

Rosa:
- E pra você não se sujar com a santa, eu vou ter que dormir no chão, "no hotel do padre". (Olha-o com raiva e vai deitar-se num dos degraus da escada da igreja).
E se tudo isso ainda fosse por alguma coisa que valesse a pena...

Zé:
- Você podia não ter vindo. Quando eu fiz a promessa, não falei em você, só na cruz.

Rosa:
- Agora você diz isso. Dissesse antes...

Zé:
- Não me lembrei. Você também não reclamou...

Rosa:
-Sou sua mulher. Tenho que ir pra onde você for...
{...}

Após a leitura veja um trecho da obra de forma oral, acessando o link abaixo:

Ao compreender o conceito do gênero proposto para estudo e de verificar um exemplo de texto teatral oral, faça o que se propõe a seguir.

FAÇA A LEITURA DOS TEXTOS ABAIXO:
Texto 1- Duplo assalto (Max Nunes) - (página- 63- livro de Língua Portuguesa)
Após a leitura realize a atividade – Desvendando os segredos do texto (páginas 64 e 65).

Ao ler o texto analise que a função social do mesmo é imitar situações reais e por meio desta imitação nos fazer perceber nossas ações enquanto seres sociais.
Leia mais um texto teatral e em seguida realize a compreensão através da interpretação da proposta.

Texto 2- Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) – (páginas 66 e 67).
Compreensão textual- Desvendando os segredos do texto. (Páginas 68 a 73)
Após a execução das atividades assista a peça de Osman Lins, transformada em filme;
Reflita sobre a diferença existente entre o texto teatral escrito e sua execução através da oralidade.
Acesse o link e assista ao filme.

Faça um breve resumo da compreensão acerca do gênero textual – Texto Teatral. Em seguida construa um enredo (em no mínimo 20 linhas) do filme “Lisbela e o prisioneiro).

         Bons estudos!
 


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